sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Fórmula 1 - GP de Yoengam - Treinos Livres.

Quem diria que um dia a Coréia do Sul receberia um Grande Prêmio hein?! É o novo circuito de Yoengam, que foi inaugurado na noite (dia lá) de ontem com o primeiro treino livre da Fórmula 1!
Ele tem um traçado bem diferente, estranho, mas interessante. No final da reta do grid tem uma elevação que lembra uma lombada (RS), um setor cheio de curvas pra tudo que é lado (RS) e a última zebra (pra quem não sabe é aquela beirada listrada da curva) tem areia, os pilotos passam por lá e sobe aquela poeira. Ah é! Tem isso dessa zebra, de os pilotos passarem por ela, é que ela virou pista (RS), pois é o jeito mais rápido de passar neste trecho. Pista suja. Depois de algumas voltas já era possível ver as marcas dos carros definindo seu primeiro traçado.
Daqui em diante, vou falar de coisas que talvez não tenham acontecido na ordem em que está escrito, apenas algumas partes.
Os carros da Renault se destacaram bastante em um dos treinos, no primeiro, e os da Williams também. Teve uma hora que os dois tempos mais rápidos eram de Hulkenberg e Barrichello, respectivamente. Dobradinha Williams, parecia que estávamos no final dos anos 80 e/ou início dos 90. No segundo treino as Williams ficaram ruins, ou os outros carros melhoraram.
Momento inacreditável! Seria o retorno do "Dick Vigarista alemão". Se vc está pensando que Michael Schumacher chegou à fazer o 1º tempo acertou é isso mesmo. Mas não durou muito tempo não. Nico Rosberg também chegou à fazer a mesma coisa. A princípio pensei que seria o dia da Mercedes GP, mas no final, ela estava ruim. Era melhor quando Brawn GP, ou o problema são os pilotos? De qualquer forma Ross Brawn continua sendo o chefão por lá.
No final do primeiro treino, Lewis Hamilton fez uma volta perfeita (mais rápido nos três setores). Terminando este treino com o 1º tempo, e isso tendo dado poucas voltas. No segundo, também fez voltas incríveis. O outro piloto da McLaren, também chegou à fazer 1º tempo. Button estava pilotando como se fosse Hamilton (RS)! Os dois pilotos da McLaren estavam pilotando agressivamente, ou como diziam os narradores do SporTV, os dois estavam "segurando o carro pelo pescoço" (RS) ! Os dois tiveram ótimos momentos com voltas maravilhosas nestes treinos. Superando tempos de Scumacher, Rosberg, Alonso (acho), Vettel, etc. Em um certo momento, o carro de Button quase pegou fogo!
No primeiro treino, quem também fez 1º tempo foi Vettel. Em um momento, tinha um retardatário (uma Sauber se me lembro bem) na sua frente, atrapalhando seu tempo de volta, ele passou e fez um gesto com a mão, não era possível saber o que era dito no rádio, mas neste momento o piloto da RBR deve ter falado horrores de palavras (RS). Já seu companheiro, Webber, fez voltas fantásticas! Chegou à superar todos os carros que estavam com pneus macios usando seus pneus duros. Então quando ele colocou seus macios, não tinha pra ninguém, fez as melhores voltas do segundo treino. Em alguns momentos os dois carros da RBR tinham melhores tempos. No carro de Webber as rodas de lado oposto á curva que era feita se levantava. A princípio os narradores diziam que a suspensão poderia estar mal regulada, dura demais. Mas eles receberam um e-mail ao vivo de uma pessoa que assistiu uma corrida em Brands Hatch (não era de Fórmula 1), em que ele contava que o mesmo aconteceu com o carro do vencedor desta prova, ele ficou curioso e depois da corrida foi perguntar ao piloto se aquilo era alguma falha, então com uma série de argumentos o piloto disse que assim o desempenho do carro ficava melhor nas curvas. Então será que a RBR fez isso com o carro de Webber propositalmente?
O transito na pista estava meio caótico em alguns momentos, atrapalhando voltas de Button, Vettel e talvez de outros pilotos também.
Os pilotos reclamaram bastante da entrada dos boxes. Que realmente é perigosa.
Na Hispania pra variar, os carros estavam péssimos, sem mais nem menos a suspensão do carro de Bruno Senna quebrou no meio do primeiro treino, fazendo com que ele desse somente uma volta no segundo com os devidos reparos feitos em seu carro. Seu tempo, com esta única volta infelizmente foi pior que o de Sakon, aliás, este também teve problemas, no final de uma curva seu carro saiu de traseira e rodou, acho que isso causou algum dano, não me lembro. Mas o futuro parece sorrir um pouco para a Hispania, pois em 2011 esta terá peças da Williams, o que deve melhorar bem seu desempenho. Seria ótimo e trocassem os motores também, por Renault, Ferrari ou Mercedes-Benz, porque correr de Cosworth, não dá. Seria bom se a Williams se livrasse deste mesmo motor também, pois esta equipe, em algumas etapas da Fórmula 1 está tendo bons resultados, e isso com um motor ruim, ou seja, o resto do carro é ótimo! Quem também vai mudar no ano que vem é a Lotus, que terá peças da RBR e motor Renault (livre do Cosworth). Será que assim a Lotus terá bons dias na Fórmula 1 novamente? A Lotus é uma equipe que tinha saído à tempos da Fórmula 1, e que era até boa e está de volta este ano, mas com resultados ruins. Estava bem lenta neste treinos.
Ferrari deu boas voltas. Alonso terminou com o 2º tempo. Felipe Massa chegou à ter esta posição de Alonso dando uma volta bem legal, mas teve problemas com o carro e logo foi superado pelo companheiro espanhol, estragando os bons momentos de Lewis Hamilton, e na cola deste (do Fernando Alonso) estava Kubica, que é um piloto fantástico! Fazendo o que faz com o carro da Renault. O carro é bom sim, mas eu quero dizer que Kubica é um ótimo piloto!
Foi um ótimo treino! Um festival de "baixa tempos"!

E tudo terminou assim (apenas os que eu quero destacar) :

1º - Mark Webber - Red Bull Racing (Renault)
2º - Fernando Alonso - Ferrari
3º - Lewis Hamilton - McLaren (Mercedes-Benz)
4º - Robert Kubica - Renault
5º - Jenson Button - McLaren (Mercedez-Benz)
6º - Felipe Massa - Ferrari
7º - Sebastian Vettel - Red Bull Racing (Renault)
8º - Vitaly Petrov - Renault
9º - Nico Rosberg - Mercedes GP
10º - Kamui Kobayashi - Sauber (Ferrari)
(...)
12º - Michael Schumacher - Mercedes GP
13º - Rubens Barrichello - Williams (Cosworth)
(...)
16º - Nico Hulkerberg - Williams (Cosworth)
(...)
20º - Jarno Trulli - Lotus (Cosworth)
21º - Timo Glock - Virgin (Corworth)
22º - Lucas Di Grassi - Virgin (Cosworth)
23º - Sakon Yamamoto - Hispania R.T. (Cosworth)
24º - Bruno Senna - Hispania R.T. (Cosworth)

Próximo treino será às 00:00 no SporTV.

Um abraço.
PV8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário