quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Motores Wankel

Provavelmente, se você não busca muitas informações sobre carros, nunca iria saber da existencia destes motores, que até onde eu sei, são usados apenas por alguns automóveis da marca coreana Mazda.
Você faz 18 anos e doido para tirar sua carteira de motorista, vai correndo para uma auto escola, e em algumas eles te dão aquele livrinho de noções de mecânica, onde está escrito "Todo motor tem cilindros". Ah, é claro, o livro está corretíssimo (ironicamente falando)! Pra começar, a frase deveria ser "Todo motor de combustão interna possui cilindros", pois também existem os motores elétricos, e mesmo assim a frase ainda estaria incorreta. Qual é o erro? Eu não falei sobre esse tipo de motor quando postei aqueles links que explicam o funcionamento dos motores à combustão, e este motor é o incrível e estranho Wankel.
Criado pelo engenheiro alemão Felix Wankel, este motor que leva seu nome e que também é chamado de Motor Rotativo, funciona de uma maneira bem diferente de todo motor que você já deve ter visto, pois ele não tem cilindros. E o que esse motor tem de tão fantástico? Olha só, o Wankel usado no esportivo Mazda RX-8, tem 1.3L, sem turbina nem nada. E desde quando um simples 1300cc que nem é turbinado ou aspirado é motor pra se colocar em um esportivo? Motor 1.3 rende no máximo usn 85cv! Desde quando esse motor rende nada mais nada menos que 238cv. Parece inacreditável né? Mas é isso mesmo.
O funcionamento do Wankel, no início, parece ser muito complicado de se entender, mas isso é só a primeira impressão mesmo, depois você vê que esta máquina não é tão complexa assim.
Vou deixar aqui 4 links, um sobre o motor, a história dele, funcionamento, etc. O segundo é sobre Felix Wankel. Estes dois primeiros como você pode ver, são da Wikipédia. O terceiro é um vídeo do YouTube, mostrando uma animação do Wankel sendo montado e funcionando (eu aconselho que vocês vejam este link primeiro). E por último, o teste do Mazda RX-8, feito pela Revista Quatro Rodas (uma das melhores revistas automobilísticas do Brasil, e é da Editora Abril).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_Wankel

http://pt.wikipedia.org/wiki/Felix_Wankel

http://www.youtube.com/watch?v=6BCgl2uumlI

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/impressoes/conteudo_142549.shtml#galeria


É isso aí, espero que tenham gostado.

Um abraço.
PV8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário