segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Potência dos carros de Fórmula 1 / GP2 / 3 Inglesa.

Já me perguntaram sobre a potência de carros de Fórmula 1 há meses atrás, na época eu não sabia responder. Procurei saber, e hoje já sei responder.
A potência de um Fórmula 1, é de 750cv. Aí vocês imaginam "Deve ser um motor grande e turbinado". Não, não é. Por incrível que pareça, eles não tem turbina nem são aspirados, e têm essa potência toda com apenas 2.4L. Sim você leu corretamente e eu não escrevi errado, apenas 2.400cm³ sem turbina para gerar inacreditáveis 750cv. Como? A tecnologia dos carros da Fórmula 1 é muito, mas muito mais avançada do que a de qualquer veículo de rua e de outras categorias do automobilismo. São motores V8 e seus fabricantes são a Mercedes-Benz, Ferrari, Renault e Cosworth. Com tanta potência e baixo peso, que varia de 650kg à quase 700kg, estas máquinas podem atingir velocidades bem altas, mais de 340km/h.

Atualização (11/07/2012): 750cv era a potência dos Mercedes-Benz, em 2012. Hoje, estes geram aproximadamente 765cv, os Renault 750cv, Ferrari 740cv, e Cosworth, bom, não sei quanto exatamente, mas dos quatro ele é o menos potente. Os melhores, na minha opinião, são os Renault, pois apesar de terem menos potência que os Mercedes-Benz (o que faz mais diferença só no final de uma longa reta), eles consomem menos combustível, logo, é possível começar a corrida com menos gasolina no tanque, e isso faz uma boa diferença de peso. E também, o motor Renault é mais, digamos, compacto, o que na hora de projetar a parte que o cobre, dá para aproveitar na aerodinâmica.

A Fórmula GP2, é como uma "sala de espera" para a Fórmula 1. Categoria criada pelo ex-chefe de equipe da escuderia Renault de Fórmula 1, Flávio Briatore, a GP2 usa motores V8 Renault 4.0L e geram cerca de 615cv. Podem atingir até 330km/h, aproximadamente.

Atualização (13/07/2012, por Pádua - @AcidPadua - do "Motorsport, por Pádua"): Esse Renault da GP2, é o Mecachrome.

Na Fórmula 3 Inglesa, que é uma categoria de pilotos que começam sua carreira na Europa, os carros não são tão potentes quanto os das outras categorias. São motores fabricados pela Mercedez-Benz, Volkswagen e Honda, 4 cilindros em linha com 16 válvulas (não sei se são turbinados ou aspirados, mas devem ser, talvez), e geram "apenas" 215cv, aproximadamente. Pesam 550kg. Pilotos que se destacam muito na Fórmula 3 tem vaga garantida na Fórmula 1.


Com o tempo, pretendo falar sobre outras muitas "Fórmulas" que existem, para vocês (Rs). Indy, Futuro, Ford, Renault, 3 Sul-Americana, 3 Italiana, etc.

Um abraço.
@paulovitorpv8

Obs: Em esportes automobilísticos, as características do carro normalmente mudam de um ano para outro. Carroceria, chassi, motor, etc. (Atualização 11/07/2012): A McLaren MP4/4 por exemplo, carro com que Ayrton Senna foi campeão do Mundial de Fórmula 1 pela primeira vez, tinha a potência de 1200cv, e olha que o motor era um Honda V6 de apenas 1.5L, mas era turbinado.