quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Turbinando!

Você estava andando pela rua, e passou um carro por perto andando à altas RPM (Rotações Por Minuto), quando o motorista deste foi trocar a marcha, você escutou um barulho parecido com um sopro ou um espirro "Tchiiiuuuuu", certo? Se não sabe o que é isto, eu te conto.
É que este carro estava com uma turbina no motor. A turbina, é claro, aumenta a potência do carro, mas como? É que ela puxa os gases que estão ao redor dela, e injeta esse ar sob pressão dentro dos cilindros do motor, assim quando as válvulas se fecham, fica aquela combinação da mistura ar/combustível da injeção de combustível, e quando o pistão sobe a pressão aumenta, com a turbina pra aumentar ainda mais esta pressão, aí que a explosão dentro do cilindro fica ainda mais poderosa. Assim os pistões vão descer com ainda mais força, consequentemente movimentando as bielas, virabrequim etc, enfim, fazendo o motor girar mais rápido e forte.
Tamanha força de explosão exige peças mais fortes e resistentes no motor. Não é só ir lá na oficina e pedir para o mecânico "enfiar" a turbina no motor de qualquer jeito, como muitos fazem, ou em pouco tempo, as peças do motor vão se quebrar. Você tem que trocas bielas e pistões comuns, por bielas e pistões forjados, que são maiores e mais resistentes, pois são feitos de outro material. Por algum motivo, não sei qual, só de trocar estas peças, o motor já fica mais potente.
Quanto a turbina, existem vários tipos, tamanhos, marcas e pressões. A pressão pode ser medida pela medida "bar" (a pronúncia é "bari"), não sei dizer ao certo qual a potência adicionada ao motor por para cada bar, mas a turbina do Fiat Punto T-Jet (que tem um motor 1.4 turbo) é de 1,0bar e deixa este carro aproximadamente 75cv mais potente.
Se a potência subir muito, de acordo com a pressão, é bom você melhorar outras coisas no carro, certo? Colocar um sistema de freio mais eficiente, se necessário e rebaixar ou trocar as suspensões, por modelos mais rígidos, garantindo a estabilidade do veículo.

Acho que falei o suficiente né? (RS).
Qualquer dúvida, deixe nos comentários. Aí se eu souber responder...

Um abraço.
PV8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário