sábado, 14 de maio de 2011

Tenho que escrever sobre este carro: Ford Mustang 1967!



Pessoal, eu não sei usar muito bem todos os recursos do Blogger, então, vocês se lembram de quando eu aprendi a fazer posts com imagens? Foi um "post teste", com uma foto de um Ford Mustang 1967 (não a mesma foto deste post). Só que ele entrou na lista dos posts mais lidos, e não tinha nenhuma informção últil nele, apenas disse algumas coisas (nem me lembro o que era), e coloquei a foto, que aliás, é uma montagem bem mal feita, em que aparentemente o carro está se movimentando a uma alta velocidade, sendo que não tem ninguém dentro do carro! (Rsrs).


Então, este é um post de verdade sobre o Ford Mustang 1967!


Este maravilhoso carro, usa um grande motor V8 de 6.4L, que gera 325cv. Hoje em dia, um motor deste tamanho é bem mais potente, mas em 1967 não tinha toda a tecnologia de hoje para se usar nos motores, né? Motores ultra modernos como o V8 Mercedes-Benz de Fórmula 1 geram cerca de 750cv tendo apenas 2.4L, e olha que nem são turbinados. Mas estes motores da Fórmula 1 nunca vão rodar em carros de rua, nem mesmo em superesportivos, que possuem motores maiores e não geram tanta potência, então, não chame este 6.4L do Mustang de fraco!

Existiam também outras motorizações mais "básicas" para este carrão, que eram menores, as vezes tinham menos cilindros, e rendiam de 200cv à 275cv.


Estrela de Cinema:


Você conhece aquele filme "60 Segundos"? Se não lembra pelo nome, é um filme em que o personagem de Nicolas Cage pilota a Eleanor, nome pelo qual ele chamava um desses Mustang's (roubado), em alta velocidade pelas ruas, fugindo da polícia, até chegar uma cena (crianças, não façam isso em casa, aliás, adultos também não - Rsrs - é impossível, coisa de cinema mesmo) em que ele se vê preso em um engarrafamento, então o personagem de Nicolas, percebe que há um caminhão guincho se preparando para carregar um carro, e está com a rampa abaixada (por onde o outro carro subiria), e vazia, ele pisa fundo no acelerador, e o principal policial que o perseguia não acredita no que está prestes a ver... A Eleanor vai a toda velocidade na rampa do guincho e salta todos os carros do engarrafamento! De volta ao chão, a Eleanor se machuca um pouco, mas a polícia fica pra trás durante um tempo.

Mas por que estou dizendo isso? É que aquele não era um Mustang qualquer, e não é o nome Eleanor que o tornava especial (Rs), acontece que aquele não é o Mustang 1967, mas sim o Shelby GT-500.

Se um Mustang 67 não garantia emoção o bastante para um amante de muscle-cars, Carroll Shelby sempre podia dar um jeitinho...

Carroll era um ótimo preparador de carros, e também um grande piloto. Venceu corridas em várias partes do mundo, pilotando superesportivos. Você conhece um rápido carro esportivo, conversível e antigo chamado Cobra? Sim, o Shelby Cobra. Pois então! É criação do Carroll.

Pra quem achava o Mustang 67 fraco com seus 325cv, Shelby criou o Shelby GT-500 (não foi o único Mustang que ele preparou). Com corpo de Mustang (tinha pequenas alterações, como grade, lanternas mais largas, e uma sutil mudança nos faróis), mas alma de Shelby, esta máquina tinha um grande motor de 7.0L que gerava impressionantes (naquela época) 395cv! No escudo do carro, saia do cavalo do Mustang, e entrava a serpente dos Shelby (mas que ficava posicionada na lateral da grade, não no centro como o cavalo).

Carroll fez outros carros, fez preparações em outros modelos da Ford, e creio que ele ainda esteja vivo, com idade bem avançada (Rs), mas vivo, pois ainda existem modelos de carros novinhos por aí que levam o nome Shelby, como o Super Snake, que em sua versão mais "simples" vem com um motor que rende nada mais nada menos do que 600cv! O modelo de uso pessoal de Carroll, gera "apenas" cerca de 800cv (Rs).


Veja aqui o trailer do filme "60 Segundos": http://www.youtube.com/watch?v=Am-z7jj40co&feature=related


E voltando a falar do Mustang 67 original, vocês já viram ele em um clipe da banda de rock Capital Inicial. Tem até um post meu sobre isto: http://autoblogpv8.blogspot.com/2011/04/capital-inicial-mustang-1967-depois-da.html


Esse carro é demais! Como eu queria ter um...(Rs).


Um abraço!

@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário