domingo, 12 de junho de 2011

Fórmula 1 - GP do Canadá - Corrida







(Fotos: Getty Images / Tazio)


Hoje o dia foi da McLaren! Jenson Button, superou Sebastian Vettel na última volta! Que final emocionante! O alemão não aguentou a pressão do inglês, e perdeu o controle do carro, saindo da pista, e assim foi ultrapassado pela McLaren. Mas seria ainda melhor para o time de Woking, se Hamilton também tivesse pontuado. O polêmico campeão de 2008 foi ultrapassar Button em um lugar não muito inteligente, e ainda por cima onde era um ponto cego do companheiro. É bem provável que Jenson não viu Lewis chegando, pois se tivesse visto, teria aberto caminho, mas é claro, tentaria conquistar a posição de volta. Jenson é um piloto calmo, gentil, tranquilo, e Lewis muito arrojado, e inconsequente, mas como disse Rubens Barrichello "é um estilo de pilotagem, não podemos julgar". Me lembram até Prost e Senna, que corriam para a mesma equipe, Button segue mais o estilo de Prost, de guiar rápido, mas com delicadeza, e Hamilton o de Senna, mas Hamilton é menos habilidoso, mais inconsequente, digamos que, ele "faz burrada", não que seja um mal piloto, afinal, isso ele não é, pelo contrário, Lewis é muito bom piloto, mas tem que aprender a controlar os seus impulsos. Mas enfim, o que houve entre Hamilton e Button, é que ao fazer a ultrapassagem, Hamilton acertou a parte traseira esquerda de seu carro no muro, causando a quebra da suspensão, e também acertou o MP4-26 de seu companheiro de equipe, e ele parou poucos metros à frente. Depois da corrida, Jenson disse que realmente não viu Lewis, e como sempre muito educado, pediu desculpas ao companheiro.

Ah! Mas vamos para o início da corrida. Tudo começou com o Safety Car na pista, pois estava chovendo, e assim foi durante umas cinco voltas. Aí a corrida começou, e pouco tempo depois o Safety Car teve que voltar, por causa do que houve entre os carros da McLaren e provocou a saída de Hamilton.

Não posso contar sobre muitos detalhes, pois a corrida terminou há horas (aliás, me desculpem pelo atraso, mas é que eu tive que sair de casa logo depois da corrida), e foi uma prova muito louca, no sentido de que aconteceu muita coisa, como acidentes, alguns bem estranhos, como quando Heidfeld saiu da pista, e foi explorar as fronteiras do Autódromo Gilles Villeneuve (Rsrs). Ele quebrou a asa dianteira e saiu rodando, e o carro parou em um lugar que provavelmente ele ainda não conhecia. Na hora certinha eu não vi, apenas vi um carro da Renault-Lotus parado em um "bequinho", em um pedadinho de asfalto cercado por um muro de concreto, outro que era uma planta bem alta, e uma barreira, aí eu pensei "Onde é que o Heidfeld se enfiou, meu Deus?!" (Rsrsrs). Porque ele foi para lá? Bateu no carro de Kamui Kobayashi.

Falando no Koba, ele perdeu a 6ª posição por muito pouco, pois bem no finalzinho da corrida ele foi ultrapassado por Felipe Massa, quase em cima da linha de chegada! E o companheiro de Massa, Alonso, teve que abandonar a corrida após uma batida com Button. Isso mesmo, Jenson Button largou em 7º, bateu duas vezes, e ainda conseguiu vencer! E não foi só pelo erro de Vettel, pois havia uma possibilidade do inglês ultrapassar o campeão da Red Bull Racing na última volta, mesmo se nada tivesse acontecido com Vettel, mas seria bem difícil, creio que Vettel teria vencido, mas por muito pouco.

Rubens Barrichello fez uma grande corrida! Largou em 16º, e chegou em 9º. Mas ele estava rápido, se não fosse uma entrada do Safety Car, ele garantiu mesmo que teria terminado em 7º, e eu não duvido disso. Seu companheiro de equipe na Williams, o venezuelano Pastor Maldonado, abandonou a corrida por causa de problemas mecânicos com seu FW33.

Ah! Hoje também foi o dia em que Michael Schumacher teria voltado a subir no pódio. O alemão heptacampeão do Mundial de Fórmula 1 fez um linda ultrapassagem sobre Felipe Massa e Kamui Kobayashi de uma vez só, e assumiu a vice liderança da corrida. Ele até poderia ter ultrapassado Vettel, mas o jovem campeão conseguiu segurar bem seu herói, que logo foi ultrapassado por Webber e Button, aliás, Schumy, Webber e Button fizeram uma disputa bem legal entre eles.

Falando mais sobre Felipe Massa, o brasileiro poderia até ter brigado pela vitória, mas Karthikeyan, o piloto da Hispania, era um retardatário, e não deixou Massa passar, então ele perdeu o controle de sua Ferrari F150º Italia, rodou, e bateu. Teve que voltar para o pit-stop e recomeçar de 12º. Podemos dizer que Felipe fez uma grande corrida de recuperação!

Acho que não falei que a corrida ficou paralisada durante muito tempo por causa da forte chuva, né? Mas deu para completar todas as voltas programadas.


Enfim...


"@f1brasil: Assim terminou o GP do Canadá de 2011: http://ow.ly/i/cRDI #f1 #f1br"

Tabela de pontos do campeonato de pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/

Tabela de pontos do campeonato de equipes: http://www.formula1.com/results/team/


Um abraço!

@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário