domingo, 18 de dezembro de 2011

João Paulo de Oliveira, e a Fórmula Nippon

Bom, lembram que eu ia fazer posts apresentando categorias não muito conhecidas? Só fiz um post do tipo. Mas vou aproveitar o título de campeão do 1º Rally de São Paulo, conquistado pelo brasileiro João Paulo de Oliveira, hoje, para apresentar uma das categorias em que ele corre, a Fórmula Nippon.
Pelo nome, sim, é do Japão mesmo, e a maioria dos pilotos são japoneses. JP começou tarde sua carreira, mas conseguiu seu espaço no oriente. É um ótimo piloto, muito rápido, e com essa sua velocidade, em 2010 ele conquistou o título de campeão da Fórmula Nippon. Ano que vem ele vai tentar entrar na Fórmula Indy, e neste ano ele participou de uma corrida da categoria (como podem ver na foto acima, o símbolo IZOD estampado em seu macacão), a de Montegi, circuito no qual ele está acostumado a correr nas categorias automobilísticas japonesas.
A Fórmula Nippon surgiu nos anos 70, e corre com carros velozes. O Swift FN09 pode ser equipado com motores Honda ou Toyota (no caso do de JP, da foto abaixo, é Toyota), que possuem 3400cc, com os cilindros em V8, gerando aproximadamente 600cv de potência. A rotação máxima é limitada a 10.300 RPM, mas para as ultrapassagens, há um botão que pode ser acionado cinco vezes em cada corrida, que eleva as rotações aos 10.700 RPM durante 20 segundos.


Abaixo, um vídeo de uma volta rápida de João Paulo de Oliveira, em seu Swift FN09 Toyota. Na minha opinião, ele é rápido. Não há outros tempos para comparar, mas vejam como ele finaliza as curvas no extremo delas. Não é a tôa que JP é campeão da categoria.




Um abraço!
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário