terça-feira, 11 de setembro de 2012

GP2 / Fórmula 1 2012 - Teste de novatos, e Luiz Razia




Hoje no circuito de Magny-Cours, na França, aconteceu uma sessão de testes para novos pilotos que podem entrar para a Fórmula 1 em 2013. O que já aconteceu outra vez este ano, em Silverstone, mas naquele caso, não achei importante comentar aqui.
Foram para a pista hoje, o mais rápido, Jules Bianchi pela Scuderia Ferrari, o brasileiro Luiz Razia pela Force India, e Sam Bird, pela Mercedes AMG Petronas. Os resultados foram estes:

1 - Jules Bianchi (França / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m18s,070 (87 voltas)
2 - Luiz Razia (Brasil / Force India / Mercedes-Benz) = 1m,18s,535 (64 voltas)
3 - Sam Bird (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,19s,094 (95 voltas)

Fiquei satisfeito com o resultado de Razia. Atualmente, pelo que vi nos melhores tempos de Alonso e di Resta no FP3 de Monza, a F2012 (Ferrari) é cerca de apenas 0,2 segundo mais rápida do que o VJM05 (Force India). Nesse caso, a diferença foi maior, mas Razia deu menos voltas e há muito tempo não pilotava um carro de Fórmula 1, que se não me engano a última vez foi em um treino livre do GP do Brasil no ano passado, pela Caterham (na época, Lotus). Enquanto Bianchi é piloto reserva da Force India (além de membro da Academia Ferrari), tem pilotado mais F1 ultimamente, e se não me engano, ele já havia pilotado o F2012 antes. Carros melhores. Aliás, se me lembro bem, ele participou do FP1 em Monza, o que foi bem recente. Amanhã o brasileiro já não participará mais dos testes, e o francês irá correr no VJM05.
Quanto a situação de Razia na GP2, ele foi mal no GP da Itália, e com isso Davide Valsecchi disparou na liderança. Agora para que Luiz Razia seja campeão da GP2 neste ano, ele terá que se sair muito bem na última etapa do campeonato, que será mais uma rodada dupla, no GP de Cingapura. Um título na GP2 é praticamente uma vaga garantida na Fórmula 1, que foi o que aconteceu com Timo Glock, Nico Rosberg, Lewis Hamilton, Nico Hülkenberg, Pastor Maldonado e Romain Grosjean. Mas o vice campeonato também pode dar uma chance ao brasileiro, como deu aos pilotos Nelsinho Piquet, Bruno Senna, Lucas di Grassi, Heikki Kovalainen, Sergio Pérez e Vitaly Petrov. E também, Razia tem um bom número de patrocinadores, o que é muito importante para se entrar na Fórmula 1 hoje em dia.


(Foto: LAT)

Um abraço!
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário