domingo, 7 de outubro de 2012

Fórmula 1 2012 - GP do Japão - Corrida


Grand Chelem de Sebastian Vettel!
Sensacional o resultado do GP do Japão 2012 de Fórmula 1! O grande vencedor foi Sebastian Vettel, da Red Bull Racing! O alemão agora terá um duelo contra o espanhol Fernando Alonso, da Scuderia Ferrari, que saiu da prova antes da primeira curva. Mas falarei disso depois. Ah, sim! Viram o Grand Chelem na legenda da foto? É o segundo da carreira de Vettel. Acontece quando o piloto faz a pole position, lidera todas as voltas, faz a volta mais rápida (em 1m,35s,774, após uma sequencia de voltas rápidas), e vence a corrida. O alemão brincou com os adversários, fazendo um passeio tranquilo rumo à uma grande vitória. De ponta a ponta, Vettel está apenas 4 pontos atrás do líder Fernando Alonso.

Felipe Massa voltou ao pódio, em 2º lugar, e para completar os lugares de honra de maneira ainda mais legal, veio o piloto da casa, Kamui Kobayashi, que fez seu primeiro pódio! Para o delírio da torcida japonesa, que gritava pelo nome de seu adorado piloto na hora das premiações. E Massa encerrou seu jejum de pódios, que já durava dois anos. O último havia sido um 3º lugar, no GP da Coréia do Sul de 2010, que aliás, será a próxima etapa do Mundial de Fórmula 1, já nessa semana. Com certeza estes resultados serão importantes para as renovações dos contratos destes dois pilotos com as suas equipes.

Felipe Massa comemora o grande resultado com os membros da Scuderia Ferrari, emocionados.
Talvez aquele que tenha ficado mais feliz com seu resultado, mesmo em 3º, tenha sido Kamui Kobayashi. Primeiro pódio, em casa, e diante da sua torcida apaixonada.
Desde 2004 um japonês não subia ao pódio. Foi quando Takuma Sato se deu bem no GP dos EUA. E desde 1990 a torcida japonesa não via um de seus pilotos subirem no pódio do GP do Japão. Antes de Kobayashi, o último havia sido Aguri Suzuki. Kobayashi duelou bravamente com Jenson Button da McLaren nas últimas voltas.
Sergio Pérez não se deu tão bem quanto seu companheiro de equipe. Ao tentar ultrapassar Lewis Hamilton, o mexicano perdeu o ponto de freada, rodou e foi parar seu Saber C31 na caixa de brita.

O líder do campeonatro, Fernando Alonso, nem fez a primeira curva.
Na largada, Kimi Raikkonen tentou ganhar a posição de Fernando Alonso. O espanhol ao se defender, jogou o "Iceman" na terra, mas com muita habilidade ele voltou para a pista e deu o troco no ferrarista, por acidente, é claro. Quando colocou suas rodas de volta no asfalto, a asa dianteira da Lotus E20 tocou o pneu traseiro esquerdo da Ferrari F2012, que saiu rodando. Alonso jogou a culpa em Kimi, e está errado, na minha opinião. Fernando Alonso defendeu mal a sua posição, quase tirou Raikkonen da corrida, e este, acidentalmente tocou a roda do espanhol. Se Alonso não tivesse jogado Kimi para fora, nada disso teria acontecido.

Sim! Romain Grosjean atacou novamente!
Como se não bastasse o acidente de Fernando e Kimi, o outro piloto da Lotus, Romain Grosjean, conseguiu causar mais confusão, novamente na primeira volta. Desta vez o francês escolheu uma nova vítima, que foi Mark Webber, que largou em 2º. O australiano fez duras críticas ao francês, chamando-o de "o maluco da primeira volta", e quer mais uma punição para ele. Bom, pelo menos o piloto da Red Bull Racing conseguiu terminar a corrida, em 9º. Romain Grosjean abandonou nas últimas voltas.

(Relaxa, Romain. Podia ter sido pior. Se o Galvão Bueno estivesse narrando a prova, teria falado muito mal de você a corrida inteira).

Bruno Senna não teve seu melhor final de semana... Longe disso.
Ao contrário de Felipe Massa, Bruno Senna não saiu de Suzuka tão feliz. Também na primeira volta, ele provocou um acidente ao tentar ultrapassar Nico Rosberg. Acabou ali a corrida do alemão. Bruno teve que ir aos boxes para cosertar o bico do FW34, e ainda passou pelos boxes mais uma vez, ao receber uma justa punição pelo acidente que provocou. Assim, cruzou a linha de chegada com a 14ª colocação, após ter largado em 16º. A Williams não ficou sem marcar pontos, porque por incrível que pareça, Pastor Maldonado fez uma boa corrida. Largou em 12º, e terminou em 8º lugar.

Pelo menos o outro piloto da Mercedes AMG, o heptacempeão Michael Schumacher, fez uma bela corrida de recuperação. Largando de 23º, terminou em 11º. Por pouco não atingiu a zona de pontuação.

Com todos esses acidentes, Felipe Massa mostrou habilidade, se desviando muito bem de todos eles (menos o de Bruno, que foi atrás). Pulou de 10º para 4º antes do final do Setor 1 do autódromo de Suzuka, e depois foi "à caça" de Jenson Button e Kamui Kobayashi. Foi assim que ele terminou em 2º lugar. E Fernando Alonso, que cometeu um erro feio, ainda considerou o resultado de seu companheiro como coincidência.

Ironia do dia: claro, Alonso, desviar da sua "lambança", que aliás, foi outra "coincidência" provocada por você, e também da "lambança" do "maluco da primeira volta", foi mesmo muita coincidência.

Mas pelo menos o espanhol elogiou a pilotagem de seu companheiro.

Grande 2º lugar de Felipe Massa.
Resultados importantes para renovações de contratos. Felipe Massa em 2º e Kamui Kobayashi em 3º.
Se cuida, Fernando Alonso...
Resultado da Corrida do GP do Japão 2012 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 53 voltas em 1h,28m,56s,242
2 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 20s,639
3 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 24s,538
4 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 25s,098
5 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 46s,490
6 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus / Renault) = a 50s,424
7 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Force India / Mercedes-Benz) = a 51s,159
8 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = a 52s,364
9 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 54s,675
10 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1m,06s,919
11 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 1m,07s,769
12 - Paul di Resta (Escócia / Force India / Mercedes-Benz) = a 1m,23s,400
13 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1m,28s,600
14 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = a 1m,28s,700
15 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham / Renault) = a 1 volta
16 - Timo Glock (Alemanha / Marussia / Cosworth) = a 1 volta
17 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham / Renault) = a 1 volta
18 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 1 volta

Não completaram: Fernando Alonso (acidente e pneu furado), Nico Rosberg (acidente), Sergio Pérez (rodou), Charles Pic (problema no motor), Romain Grosjean (abandono), Narain Karthikeyan (abandono).

Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/

Pódio fantástico!
Veremos a Fórmula 1 novamente no GP da Coréia do Sul, nos dias 12, 13 e 14 de outubro. E eu espero ver alguma brincadeira, de pilotos ou mecânicos, relacionada ao... "Op, op, op, op... Oppan Gangnam Style!" (risos).

(Fotos: Getty Images, Ercole Colombo, Sauber AG, AP, LAT)

Um abraço!
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário