segunda-feira, 13 de maio de 2013

Em defesa do Toyota Corolla XRS




O assunto é antigo, mas deu vontade de falar. Tem muitos jornalistas “mimimi” de revistas que dizem ser “especializadas” (a marca que paga mais, vence os comparativos), que falam mal do “espírito esportivo” do Toyota Corolla XRS. Se eles estivessem falando desses hatches que usam no máximo um motor 1.6L com nada mais do que cento e poucos cavalos, eu até entenderia. Pior: às vezes chamam Hyundai Veloster (o vendido no Brasil) de esportivo.

Enfim, venho aqui para tentar salvar um pouco deste belo exemplar da engenharia automobilística nipônica. Realmente, ele é quase um executivo, só que em trajes adequados, ou quase, para praticar esporte. Apenas isso. Realmente, não é um esportivo. Mas vamos ser justos, dar uma olhada o que andam dizendo que é mais esportivo do que ele e ver se merecem esse “título” ou se pelo menos são mais esportivos do que ele.

Para começar, o que será que consideram um esportivo? O Corolla XRS não é, mesmo. Isso é verdade. Mas fora ele, o que poderíamos considerar atualmente no mercado? Bom, talvez o Fiat Punto T-Jet. É o que dizem por aí. Afinal, ele tem um motor 1.4L turbinado, gera 152cv e faz de 0 a 100 km/h em 8,3s. Espera, mas o Corolla com seu 2.0L pode gerar até 153cv, porém como não é turbo, faz de 0 a 100 km/h em 11,6s. Um pouco menos rápido, certo? O italiano tem um forte motor, e só. Se fosse esportivo, o Corolla seria tanto quanto, ou talvez até mais, já que eu acredito que tenha mais estabilidade nas curvas, principalmente por ser um sedan. Sem falar na aerodinâmica.

Se para ser um esportivo o carro dependesse exclusivamente de potência, ele teria que ter pelo menos uns 180cv, e com isso o Volkswagen Jetta TSI com seu 2.0L turbo de 200cv seria um esportivo, mas acho que está mais para um quase grande sedan de luxo (pois tem maiores). Muito potente para os nossos padrões, mas não é um esportivo. Com essa potência, ele em reta é mais rápido do que o já saído do mercado Honda Civic Si, que tem cerca de 192cv. Mas como eu disse, ser esportivo não depende exclusivamente de potência. A prova disso é que há comparativos desses dois carros duelando na pista, e quem fez o melhor tempo de volta, foi o Civic. É uma questão do conjunto, como um todo. Não só de qual tem o motor mais pontente.

Fora o Chevrolet Camaro, que já é outro nível de carros, nos últimos anos o mercado automobilístico brasileiro só teve dois carros esportivos: Honda Civic Si e Volkswagen Golf GTi. Isso da classe mais baixa de esportivos.

Ah! Falando em esportivos, sabe aquele carro que quem compra acha que está sendo "o cara" (quando não sabe nem o que é um pistão) dirigindo uma máquina que deixa os outros na poeira? Aquele incrível sobre o qual falei no começo do post. O Hyundai Veloster. Então, segundo a Hyundai do Brasil, ele tem 140cv de potência. Mentira! Propaganda enganosa! No máximo 128cv. Mesmo com 140cv, o Corolla XRS já seria superior (na motorização), só que além da potência bem inferior, ele é um carro pesado, tendo 1.170 kg. Demais para um carro desse tamanho e com uma proposta esportiva, não? Claro que o Corolla XRS é um pouco mais pesado do que isso (1.285 kg), mas isso se justifica no seu porte.

Outra coisa: reclamar da “falta” de desempenho dos carros logo no Brasil? Ok, queria saber em que estrada esses jornalistas gostariam de andar com um Nissan 370Z e seus quase 340cv de potência, que se comparado a outros esportivos, não é tão potente. Não temos estrutoras dignas e seguras para explorar o potencial dos nossos carros. Dependendo da estrada, nem um carro 1.0L consegue fazer muita coisa dentro dos seus limites.

Nosso Corolla é um dos mais potentes do mundo, se não for o mais. Nos EUA, por exemplo, se não me engano a versão mais potente do japonês carrega o motor, digamos comum, de 1.8L. Para andar nas estradas do Brasil, sem fazer nenhuma burrice perigosa demais, 150cv já está de bom tamanho. É até muito. Se tivéssemos uma Autobah (rodovias alemãs sem limite de velocidade – sim, esse paraíso existe), aí sim, precisaria de mais do que isso, e o Corolla XRS seria como um carro 1.0L.

E tem gente que jura que Fiat "cospe-roda" Stilo é carro esportivo. Vai entender... (Obs: já existe solução para o problema dessa antiga matéria, que com muita má vontade a Fiat foi obrigada a descobrir).

O Corolla XRS é um carro esportivo? Não, não é. Mas o que dizem ser esportivo por aqui, também não é, e no geral, muitas vezes o Corolla é mais carrão do que esses outros. Pelo menos para mim, que vivo em uma cidade de ruas e trânsito quase infernais, e não tenho acesso a estradas menos ruins, é um carro que já me atende mais do que bem, tanto em conforto quanto em desempenho. Além disso, o que faz da aparência dele um XRS, é bem estiloso (gosto pessoal meu).


Um abraço!

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