sexta-feira, 28 de junho de 2013

Fórmula 1 - 600 Grandes Prêmios da Williams F1 Team


Clique para ampliar, porque uma imagem linda dessas, merece. Encontrei esta fotografia ontem no Facebook, em comemoração aos 600 Grandes Prêmios disputados pela tradicional Williams F1 Team. Uma equipe cheia de histórias.

Na foto, vão carros que marcaram a trajetória do sonho de Frank Williams. Seja por terem sido carros campeões, ou por protagonizarem vitórias marcantes. Ou as duas coisas, o que é perfeitamente possível em alguns casos.

Então me lembrei de uma série de ótimas postagens do Piston GP Team do ano passado, escritas pelos amigos Joab, que é o maior fã da equipe de Grove que eu conheço, e pelo Pádua.

Eu já postei os links dessas postagens aqui no AutoblogPV8, quando o Piston GP Team se chamava Motorsports por Pádua. Então, os mesmos já não servem mais, pois o endereço se tornou inválido. Por isso vou aproveitar esta data memorável para fazer isto novamente.

Anos 70: http://pistongpteam.blogspot.com.br/2012/07/historia-da-equipe-williams-anos-70-por.html

Anos 80: http://pistongpteam.blogspot.com.br/2012/07/historia-da-equipe-williams-anos-80-por.html

Anos 90: http://pistongpteam.blogspot.com.br/2012/07/historia-da-equipe-williams-anos-90-por.html

Anos 2000: http://pistongpteam.blogspot.com.br/2012/07/historia-da-equipe-williams-anos-00-por.html

Como algumas coisas mudaram do ano passado pra cá, devo adicionar algumas coisas, que são:

- Em 2013, Valtteri Bottas que era reserva, se tornou piloto titular, ocupando o cockpit que era de Bruno Senna. O finlandês foi destaque ao largar em 3º lugar no GP do Canadá, porque o atual carro da equipe, FW35, infelizmente vem sendo um fiasco.

- Também recentemente, a filha de Frank, Claire Williams, se tornou a chefe da equipe. Que eu saiba, é a segunda mulher a conseguir isso na categoria. Se quiserem saber mais sobre ela, no TotalRace tem essa entrevista feita no mês passado: http://www.totalrace.com.br/site/entrevista/2013/05/chefe-claire-williams-nao-quer-saber-de-ser-filhinha-do-papai

- No ano que vem, com a entrada dos motores V6 de 1.6L turbinados no lugar dos V8 de 2.4L aspirados, a Williams deixará de usar os motores Renault e inicia uma parceria com a Mercedes-Benz. Falei sobre isto aqui, há pouco tempo: http://autoblogpv8.blogspot.com.br/2013/05/formula-1-2014-williams-usara-motores.html

Para encerrar, como diria o Joab... Go, Williams! Go!


Um abraço!
Paulo Vitor


Atualização (29/06):


Hoje no circuito de Silverstone, Frank Williams tirou essa foto com seus pilotos e ex pilotos que estavam presentes no local. Três deles, aposentados e campeões pela equipe de Grove: Nigel Mansell, Alain Prost e Damon Hill. Os outros: Nico Rosberg (hoje na Mercedes AMG), Rubens Barrichello (aposentado da categoria, mas que corre na Stock Car) e Jenson Button (atualmente na Mercedes AMG, e foi campeão pela Brawn GP em 2009). E claro, os atuais pilotos titulares: Pastor Maldonado e Valtteri Bottas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário