domingo, 7 de julho de 2013

Fórmula 1 2013 - GP da Alemanha - Corrida

Me desculpem pelo atraso do post. Mais cedo o Blogger estava com problemas e por isso não foi possível escrever.

Finalmente Sebastian Vettel da Red Bull Racing venceu em casa, mas não foi com tranquilidade. A Lotus, principalmente com Kimi Raikkonen, quase saiu vitoriosa do GP da Alemanha. O finlandês e seu companheiro de equipe Romain Grosjean completaram o pódio, respectivamente. Mas vamos começar do começo, e ir contando por partes os acontecimentos.

(Foto: Getty Images)
Lewis Hamilton era o pole position, mas tinha ao lado Sebastian Vettel e atrás Mark Webber. Os pilotos da equipe austríaca, cada um por um lado, ultrapassaram o inglês da Mercedes AMG antes da primeira curva. Hamilton bem que tentou se defender, mas quase deixou Vettel fora da pista (defesa normal, quase passando dos limites) e enquanto se preocupava com o alemão, veio o australiano pelo lado oposto. Não deu tempo de bloquear a passagem de Webber e acabou liberando o caminho de Vettel. Sendo assim os dois passaram.

(Foto: Getty Images)
Logo que foi ultrapassado pelos pilotos da Red Bull, aos poucos, foi perdendo posições. Apesar do motor Mercedes-Benz ser o mais ponte da Fórmula 1, os carros da Mercedes AMG largam pesados, e ainda sofrem um pouco com o desgaste excessivo de pneus. Por isso o início de corrida fraco do piloto inglês. Acabou terminando em 5º, e Nico Rosberg que largou em 11º, chegou em 9º.

Na quarta volta, Felipe Massa da Scuderia Ferrari abandonou a prova. O brasileiro usaria uma tática de usar os pneus macios no final da prova, assim como fez Fernando Alonso, mas nem pôde ver qual seria seu resultado. Na reta principal, o piloto brasileiro que vinha fazendo um bom começo de prova, teve problemas com seu F138. O câmbio travou na quinta marcha, as rodas traseiras também travaram e assim ele perdeu o controle passando direto pela curva 1. O motor apagou e para ligar novamente é necessário um grande aparelho, que é como o motor de arranque de um carro de Fórmula 1, só que externo. Fim de corrida para Felipe Massa, que obviamente voltou irritado para o motorhome da Ferrari.

(Foto: AP)
Mais algumas poucas voltas, na de número 9, e mais uma esquisitice quando começaram a fazer os pit-stops. Logo após a parada de Vettel (inclusive, muito boa com 2s,5), Webber também foi fazer sua parada. Na hora de colocar a nova roda traseira direita, algo deu errado. O mecânico até demorou mais para fazer sua tarefa, e aí...


Estranho como o pneu "saltou" logo quando chegou perto do cinegrafista da FOM. Paul Allen foi levado de helicóptero para um hospital a 60 km do circuito onde está em observação e passa bem, apesar de estar com uma fratura no ombro, costelas trincadas e uma concussão. A Red Bull recebeu uma multa de 30 mil euros pelo incidente.

Webber ficou um bom tempo nos boxes, e pelo que parece até desligou o motor. Mas depois voltou para a pista, e teve que começar a "escalar o grid" desde a última posição. Acabou chegando em 7º, o que foi uma boa recuperação.

Pensam que foi "apenas" isso que aconteceu de estranho? Se sim, estão enganados. Mas vou falar disso depois de dizer que Grosjean, com o bom desempenho da Lotus junto ao pouco desgaste de pneus de seu E21, estava conseguindo se aproximar de Vettel, que estava começando a querer ter problemas com os pneus do RB9. Raikkonen vinha logo atrás, seguido por Fernando Alonso

(Foto: EFE)
Na volta 23, o motor Cosworth da Marussia de Jules Bianchi começou a pegar fogo. O novato levou seu carro para grama, e saiu dali rapidamente. Quando já estava longe de seu carro, o mesmo começa a andar para trás sozinho, atravessando a pista. Resultado: safety car. Os pilotos aproveitaram para fazerem novos pit-stops, e assim, as distâncias entre os carros foram praticamente anuladas. Uma parada ainda era necessária, e para Alonso, obrigatória. Ele ainda não havia usado os pneus macios.

Na volta seguinte foi a vez de Jean-Éric Vergne da Scuderia Toro Rosso abandonar a corrida, com problemas hidráulicos.

A algumas voltas do fim, nas últimas paradas, Vettel estava com pneus médios. Grosjean se manteve na pista com o mesmo jogo que o alemão. Raikkonen e Alonso colocaram pneus macios. Os pilotos da Lotus inverteram as posições por questões lógicas de estratégias. Só Raikkonen tinha condições de buscar a vitória, e mantiveram Grosjean na pista para testar outra estratégia enquanto o francês era caçado pelo espanhol da equipe de Maranello. Vettel cruzou a linha de chegada seguido bem de perto por Raikkonen, e a mesma coisa com Grosjean em relação ao Alonso.

(Foto: Getty Images)

Resultados finais do GP da Alemanha 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 60 voltas em 1h,41m,14s,711
2 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = a 1s,008
3 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = a 5s,830
4 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 7s,7
5 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 26s,9
6 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 27s,9
7 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 37s,5
8 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 38s,3
9 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 46s,8
10 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 49s,8
11 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = a 53s,7
12 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 56s,9
13 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = a 57s,7
14 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 1m,01s
15 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = a 1m,01s,9
16 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = a 1 volta
17 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = a 1 volta
18 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = a 1 volta
19 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 1 volta

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/

Sebastian Vettel abriu larga vantagem sobre Fernando Alonso, o que deixa o campeonato menos interessante. Mas ainda há muita coisa para acontecer. A Mercedes AMG ficou com a vice liderança do Mundial de Construtores, porém bem atrás da Red Bull Racing.


Agora a Fórmula 1 terá um intervalo de três semanas, para depois voltar com o GP da Hungria, nos dias 26, 27 e 28 de julho (e talvez nesses dias eu estarei viajando, então já aviso e me desculpo, porque talvez os posts sobre este atrasem).

É, e a Juliana (segundo as más línguas ela não quer sambar, mas para Vettel ela samba sim) vai acertando suas profecias. Segundo ela, nesta temporada Vettel venceria em todos os circuitos em que ainda não havia vencido. Isso vem dando certo, e mais uma vez ela acertou com o circuito de Nürburgring.


Um abraço!
Paulo Vitor

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