quinta-feira, 4 de julho de 2013

Nissan GT (Gran Turismo) Academy 2013


Baixei ontem a demo da edição 2013 do "Nissan GT (Gran Turismo) Academy" na PlayStation Network, e venho aqui deixar minhas impressões.

O simulador tem mais acertos do que erros, então vou falar logo do que é negativo, e que provavelmente será corrigido na versão definitiva: um bug, simples, mas que incomoda quem gosta de carros. Quando você esbarra o carro em qualquer coisa, o ronco do motor é anulado. Não se houve nada além dos pneus rodando no asfalto durante alguns bons segundos.

Eu poderia falar dos gráficos? Não. Sim, os gráficos são simples se comparar até com o "Gran Turismo 5". Mas isso óbvio, porque se trata de uma demo. Realmente os gráficos são reduzidos para o download não ficar muito pesado para o PS3. Mas da forma como estavam, eu já ficava satisfeito. Claro que a beleza visual é legal, mas em simuladores me preocupo mais com a funcionalidade, e nisso, a Sony deu um show. Mas algo que me atraiu nas imagens, mesmo não estando com seu potencial máximo, foram alguns detalhes principalmente de dentro do carro. É possível ver sombras e reflexos de luz e de outros objetos em alguns componentes de dentro do carro, como no console.

Logo ao iniciar o jogo, as boas vindas são dadas pelo piloto espanhol Lucas Ordoñez. Lucas entrou no mundo do automobilismo através do GT Academy. Nas competições virtuais, ele chamou tanta atenção que acabou se tornando piloto profissional, patrocinado pela Sony, e por isso seus macacões e carros são estampados pelas logomarcas de PlayStation e Gran Turismo. Pois bem, ao longo de todas as sessões, seja de treinos ou corridas, e até nos menus, Lucas vai dando instruções e dicas.

Na pista, tudo começa no circuito de Silverstone, na Inglaterra, a bordo de um Nissan 370Z. São dadas duas voltas, em que Lucas vai explicando sobre a jogabilidade, opções, traçado da pista e dando dicas de como fazer as curvas. Inclusive, isso é um ponto muito forte para os iniciantes em simuladores.

Eu que me dava muito bem com a jogabilidade dos Gran Turismo de PS1 e PS2, no PS3 nunca foi meu forte e por isso eu já fui testar o GT Academy com um certo receio, mas não sei se eu que mudei, ou se foi o jogo, porque a jogabilidade de GT Academy 2013 está excelente. É muito bom controlar os carros nesse simulador.

A física está assustadoramente real. Às vezes até cheguei a me perguntar se não ultrapassaram a realidade e acabaram exagerando na dose. Se você perde a traseira do 370Z na curva 1 de Silverstone (e não estou falando de uma simples escapada de traseira) é quase impossível recuperar o controle. As reações do carro também estão incrivelmente reais. Você que dirige, vai perceber isso ao jogar GT Academy. Vou falar mais disso no próximo parágrafo, que será sobre o outro carro disponível na demo. Eu queria poder ter tido essa experiência com um bom volante, para poder ter uma análise mais realista, mas infelizmente só tinha o controle convencional a minha disposição.

Após toda a esportividade do belo 370Z, Lucas nos enfia em um carro elétrico: o Nissan Leaf. Eu não sou completamente a favor de carros elétricos, mas enfim, esse não é o assunto aqui. Mencionei isto porque eu já fui para corrida com o Leaf com uma má disposição pelo carro que ele é, mas tenho que admitir: que carrinho bacana. Como eu falei anteriormente, as reações dos carros são bem realistas, e no Leaf, que é mais lento e tranquilo de dirigir, pude reparar melhor nisso. O elétrico tem uma estabilidade incrível. Até tentei perder o controle propositalmente no meio de alguma curva, mas era perfeitamente possível voltar para o traçado com toda tranquilidade. Tem ótima estabilidade. Ah! Carros elétricos não são tão silenciosos quanto dizem, e percebi isso se os Gran Turismo são tão reais assim. Esse carrinho tem um barulhinho engraçado na aceleração. O motor elétrico lembra um ruído que ouvimos quando viajamos de avião. Agudo. Ainda sobre as reações, foi interessante ver as guinadas da dianteira nas arrancadas e retomadas, e também ver a inclinação da carroceria em todos os ângulos, sendo possível notar não apenas nos carros dos adversários (todos Leaf), como também no meu. Pelo visto, ao mesmo tempo que a suspensão do Leaf é mole, ela dá conta do recado (e muito bem) ao fazer uma curva no limite.

Venci um mini campeonato com o Nissan Leaf, e voltei para o Nissan 370Z para mais um outro campeonato, contra pilotos com o mesmo carro. Agora com maior domínio dos controles, a sensação foi ainda melhor. Que beleza de simulador. Venci o campeonato, e Lucas me levou para o modo online. Em um pequeno trecho de Silverstone (se não me engano, igual ao setor 1 na Fórmula 1), deveríamos marcar um tempo. Na primeira tentativa, agora num circuito mais rápido, minha auto estima foi lá em baixo. No ranking mundial, fiquei na casa dos 111.000º (aposto que a maioria são orientais viciados - risos -, brincadeira... admiro eles pela inteligência, sabedoria e também é claro, pelas habilidades com videogames). Depois de algumas tentativas, e aprender a fazer a curva 1 (difícil quando te cobram ela no limite) de maneira melhor (mas ainda dá para melhorar mais), consegui ficar na casa de 65.000º. Cada micro fração de segundo faz bastante diferença, como podem ver. Como sou modesto, por enquanto tenho como meta apenas chegar nos 50.000º (risos). Esse ranking podia ser regional. Ou melhor dizendo, nacional. Bom, pelo menos entre as pessoas que tenho na PSN, fiquei em 1º lugar.

Sobre nível de dificuldade, não sei se por tratar de uma demo ou por ser o início do jogo, estava mais fácil. Mas a inteligência artificial, bom, depois que você ultrapassa um adversário, pode esquecer que ele existe, porque não vai mais te incomodar. A não ser que você perca o controle e saia da pista, mas é muito fácil alcançar eles novamente, e mais uma vez fazer as ultrapassagens, em que inclusive eles não se defendem bem.

Antes que venham me chamar de fanboy imparcial de Gran Turismo, eu já digo que não sou. Gosto bastante da franquia, sim. E se elogio, é porque sinceramente foi o que eu achei, sem puxar saco. O simulador está sensacional mesmo, como nunca o senti assim antes. Eu amo Forza Motorsports também, que é o principal rival do GT. Gosto de jogar no Xbox 360 principalmente por algo bem específico, mas que só as pessoas como eu vão entender. Como sou uma pessoa alta (2,02m), tenho as partes do meu corpo grandes (sem sacanagem, seus maliciosos - risos), como as mãos, por exemplo. Minha mão se encaixa melhor no console da Microsoft, enquanto o da Sony é meio pequeno e um pouco desconfortável para mim. Mas tudo bem, gosto do PS3. Cresci jogando PlayStation. A forma como as funções são distribuídas no botões ao jogar Forza, também me agrada bem mais, não só pela própria jogabilidade, como também por aquele detalhe das minhas mãos. Mas dá para jogar no PS3 também.

Enfim, não queria ter fugido muito assim do assunto, mas era pra demonstrar imparcialidade. Ou pelo menos tentar. As duas franquias são ótimas, GT Academy 2013 está incrível, e pelo que venho lendo sobre o próximo Forza, este também será espetacular, principalmente em aspectos de competitividade. Competitividade que aliás, jogando o GT online, eu adorei. Devo ter passado uma hora inteira, no mínimo, fazendo repetidas vezes aquele trecho de 36 segundos de Silverstone (consegui fazer um pouco abaixo disso, mas o GT me cobrava um tempo ainda melhor). Estou ansioso pela versão definitiva.

Os que tem condições financeiras de comprar um bom volante, cockpit e uma grande e boa TV só para jogar (de repente até 3D, apesar de eu achar desnecessário), provavelmente vão amar ainda mais "Nissan GT (Gran Turismo) Academy 2013".


Um abraço!
Paulo Vitor

Um comentário:

  1. Alguém já tentou jogar esse demo com o controle de ps2 com adaptador? Tentei jogar e ele reconhece o controle até o momento de se iniciar a corrida, depois só pega o start... estranho.. alguém já teve o mesmo problema?

    ResponderExcluir