domingo, 21 de julho de 2013

Volkswagen Fusca, Carocha, Beetle...

Você compraria um carro deste homem?


É, eu também não. Mas Adolf Hitler não teve grande contribuição na criação do Fusca, porém foi ele quem tornou possível a fabricação do automóvel mais vendido da história. Não, vocês não leram errado. O Fusca é o carro mais vendido da história, com mais de 21 milhões de unidades fabricadas, superando com folga o Ford T, modelo que revolucionou a imagem do automóvel e vendeu 15 milhões de unidades.

O Volkswagen "original".
O que mais se conta é que Hitler convocou o engenheiro automobilístico Ferdinand Porsche, que obviamente pelo nome, é o fundador e dono da Porsche naquela época. O ditador pediu um projeto de um carro acessível ao povo, e que também pudesse transportar tropas por longos trajetos onde não houvesse água. Sendo assim o engenheiro criou seu famoso motor de quatro cilindros opostos horizontalmente, refrigerado à ar. O visual original (esse aí da foto acima) não agradou tanto Hitler e ele mesmo fez algumas mudanças na carroceira. Mas essa é uma versão muito resumida na qual há coisas e pessoas ocultas.


Que a indústria automobilística da Alemanha necessitava de um impulso e modernização, com a fabricação de veículos baratos, econômicos e seguros, era o que pensava o engenheiro mecânico e aeronáutico tedesco (naturalizado, pois nasceu na Hungria) Josef Ganz, criador do carro conceito chamado "Volkswagen" (que em alemão significa "carro do povo") com base nas suas ideias. Um carro para a população em geral, como o próprio nome diz. Que até o mais humilde trabalhador tivesse acesso. Hitler concordava com essas ideias.

Josef Ganz.
Ah, acho que esqueci de falar de um detalhe muito importante. Em situações não-nazistas, seria algo normal, mas neste contexto histórico, fez toda a diferença: Ganz era judeu! Não, ele não morreu no Holocausto. Notou que teria problemas e saiu do país, passando por Suíça, França e viveu seus últimos anos na Austrália, trabalhando para a montadora Holden, da General Motors. Lá faleceu em 1967 aos 69 anos. Mas os projetos do Volkswagen ficaram com Hitler, pois o próprio Ganz havia apresentado suas ideias ao governante. Esta é a parte de coisas e pessoas ocultas da história que eu havia mencionado. Os projetos foram parar nas mãos de Porsche através de Hitler, que também tinha seu próprio projeto que agradava mais ao nazista. O engenheiro uniu suas ideias às do judeu e fez algumas alterações. Em seguida Hitler quis mudar um pouco o visual. Assim nasceu o Volkswagen, conhecido aqui no Brasil como Fusca, em Portugal como Carocha, nos Estados Unidos como Beetle, entre outros nomes.

A princípio a população alemã poderia comprar o Volkswagen, e em 1938 o mesmo começou a ser produzido com o investimento do governo. Nesse primeiro ano, apenas membros da elite nazista conseguiram adquirir o automóvel e no ano seguinte, em 1939, começou a Segunda Guerra Mundial. Como eu já havia dito, Hitler já tinha ideias de usos militares para o Volkswagen e por isso através da base do mesmo, diferentes veículos de guerra foram construídos para o exército alemão.

Após a guerra, 2/3 da fábrica da Volkswagen estava arruinada, e o que sobrou ficou sob o controle da Inglaterra, que podia muito bem ter tomado para ela a produção do Fusca. Viram o projeto, e pensaram que seria um fracasso. Pobres ingleses... "Toma aqui esses projetos, Alemanha. Não temos interesse nesse fiasco", "Ah, é mesmo? Então tá bom, dona Inglaterra". Mal sabiam os ingleses de que abriram mão do projeto automobilístico de maior sucesso da história.


O Fusca chegou ao Brasil em 1950 através de importações. Ao longo das décadas seguintes, além de ter começado a ser fabricado aqui, o Fusca foi comercializado em motorizações de 1200 cilindradas (de 32 cv de potência), 1300cc (de 46 cv) e o "Fuscão" de 1600cc (que gerava 65 cv de potência).

Como ficou obsoleto, a Volkswagen do Brasil decidiu parar de fabricar seu besouro em 1986. Em 1993 o então presidente Itamar Franco pediu a Volkwagen para que voltasse a fabricar o Fusca, pois um de seus projetos era a de ter carros realmente populares. Apesar de que estes seriam os inovadores carros de 1.0L, o Fusca foi incluído, deixando de ser fabricado pela segunda vez em 1996.

Em 1998 nasceu o New Beetle, a segunda geração e a terceira geração surgiu no ano passado: o novo Fusca.


Um abraço!
Paulo Vitor


P.S.: Meu último texto no Piston GP Team, sobre as grandes rivalidades da Fórmula 1.

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