terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Pré-temporada Fórmula 1 2014 - Qual o problema da Renault e da Red Bull?


Os testes da pré-temporada 2014 de Fórmula 1 em Jerez de la Frontera, foram um pesadelo para a Renault, e principalmente para a Red Bull. Não apenas na equipe maior, a Infiniti Red Bull Racing, que enfrenta problemas maiores, quanto na equipe "escola" desta, a Scuderia Toro Rosso. Somadas, ao todo acredito que não tenham dado nem 60 voltas.

Não conseguem resfriar o motor e outras partes necessárias do carro, e o ERS também tem defeitos. Este sistema é duplo, e substitui o KERS. Uma parte é responsável por recuperar energia cinética das frenagens e despejá-la no motor, como o seu antecessor. E o outro, reaproveita o calor para fazer a turbina girar mais rápido.

A culpa seria toda da Renault? Bom, talvez, mas creio que toda não. A Caterham é equipada com os mesmos motores, e não teve essas dificuldades. Isso porque, além de conseguirem resfriar o carro, o ERS da Caterham não vem da Renault. Deve ter sido desenvolvido pela própria equipe, ou comprou de outra equipe (pouco provável, creio), ou foi feito com ajuda da montadora inglesa que a equipe representa no grid. Pelo menos eles tem para quem correr em termos de mecânica, além da própria fabricante dos motores franceses. Já a Red Bull é apoiada pela... Infiniti? Meus caros, Infiniti, Renault e também Nissan, são de um mesmo grupo. Estão todas no mesmo barco. Provavelmente agora a Red Bull se arrepende por ter trocado os motores Ferrari da Toro Rosso.

A coisa está tão feia, que, a Red Bull fez uma verdadeira gambiarra no RB10. Fez um buraco de improviso para tentar dar a refrigerada necessária. Sabe do que isso adiantou? Isso mesmo: de nada. O carro de Daniel Ricciardo apagou logo saindo dos boxes, garantindo os risos e vaias da torcida espanhola presente nas arquibancadas do circuito de Jerez, que obviamente torcem por Fernando Alonso e a Ferrari, e tem odiado as Red Bull nos últimos anos. O que além de feio, ainda afeta o moral da equipe. Mas a Red Bull promete que vai resolver essas questões até os próximos testes, que começam no dia 19 de fevereiro, no Bahrein.


Um abraço!

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