segunda-feira, 31 de março de 2014

Fórmula 1 2014 - GP da Malásia - Rádios da Williams, com Felipe Massa #19 e Valtteri Bottas #77, e o desfecho disso

(Foto: Reuters)

Primeiramente, recomendo a leitura deste meu post de ontem, sobre este mesmo assunto: http://autoblogpv8.blogspot.com.br/2014/03/formula-1-2014-felipe-massa-19-vs.html

A seguir, as conversas de rádio que eu encontrei no Tumblr da Angélica, minha amiga fã do "Mafuá", como ela chama o piloto brasileiro. Foi postado pelo Zsolti, e é do Felipe Massa Fansite:

Volta 5 - Williams para Bottas: precisamos permitir que Felipe ultrapasse Magnussen para termos mais informações.

Volta 5 - Massa para Williams: você viu o que ele (Bottas) fez?! Ele me atingiu!

Volta 5 - Williams para Massa: Entendido. Vamos olhar isso agora.

Volta 6 - Williams para Bottas: Não ataque o Massa. Não seja agressivo com o Massa. Precisamos deixá-lo ultrapassar Magnussen e depois vamos segui-lo.

Volta 6 - Bottas para Williams: Bem, diga a ele para ultrapassá-lo. Eu tenho mais ritmo.

Volta 20 - Williams para Massa: Ok, Felipe. Precisamos começar a cuidar dos pneus nas curvas 2, 3 e 6. Cuide dos pneus traseiros.

Volta 29 - Williams para Massa: Ok, Felipe. Precisamos fazer os pneus traseiros durarem nessas voltas. Precisamos cuidar deles. Volte ao modo padrão (configuração do carro que permitiria fazer o que foi pedido... o que explica porque o FW36 #19 foi o carro que menos consumiu combustível).

Volta 53 - Williams para Massa: Ok, Felipe. Valtteri está mais rápido que você. Não o segure. Valtteri está mais rápido que você. Não o segure.

Volta 53 - Williams para Bottas: Você está mais rápido que o Massa. Ultrapasse-o. Você está mais rápido que o Massa. Ultrapasse-o. Então, se você está mais rápido que o Massa, ultrapasse-o agora!

Volta 53 - Williams para Massa: Ok Felipe, Valtteri está mais rápido que você. Ele tem penus mais novos. Não o segure.

Volta 55 - Williams para Massa: Ok Felipe, o Valtteri tem pneus melhores. Temos que deixá-lo ir.

Volta 55 - Rod Nelson, engenheiro-chefe da Williams, para Massa: Felipe, você está mais lento que o Valtteri. Deixe-o passar. Você está mais lento que o Valteri. Não o segure.

Volta 55 - Massa para Rod Nelson: Estou ficando mais rápido.

Volta 55 - Williams para Bottas: Puxe para a direita nas retas, para resfriar o motor (não ficando no vácuo de Felipe, para receber vento).

Volta 55 - Bottas para Williams: Eu tenho mais ritmo. Não há chance de eu conseguir.

Volta 55 - Williams para Bottas: Entendido. Estamos correndo com ele.

Volta 55 - Williams para Massa: Felipe, precisamos resfriar seu carro. Resfrie a temperatura do seu carro.

Volta 56 - Williams para Massa: Ok, Felipe. Vamos manter a posição. Valtteri não vai atacar você. Valtteri não vai atacar você. Apenas resfrie o carro. Continue resfriando o carro. Nós estamos mantendo as posições. O Valtteri não vai te atacar. Apenas resfrie o carro.

Volta 56 - Bottas para Williams: Eu consigo ultrapassá-lo na próxima volta. Eu posso?

Volta 56 - Williams para Bottas: Nós realmente temos que resfriar o motor. Realmente temos que resfriar o motor. Negativo para a ultrapassagem. Então, termine em 8º. Ótimo trabalho. Nós sabíamos que poderíamos ter mais posições. Vamos ter uma conversa depois.

Volta 56 - Bottas para Williams: Valeu, pessoal. Muito bem. Eu tenho 100% de certeza que eu poderia ultrapassar a McLaren.


Para quem quiser conferir o original em inglês, lá vai: https://www.youtube.com/watch?v=ngWhFrQdIYA


Segundo o mesmo Rod Nelson que aparece na conversa, ontem à noite os pilotos da Williams já resolveram esse pequeno atrito. A intenção inicial da Williams era dar a ambos os pilotos a oportunidade de ultrapassar a McLaren de Jenson Button, e caso o piloto finlandês não conseguisse retornariam às posições anteriores. Mas tiveram que desistir porque a temperatura de ambos os carros eram preocupantes. Justo, não?


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário