sábado, 5 de julho de 2014

Fórmula 1 2014 - GP da Inglaterra - 3º Treino Livre e Classificação

(Foto: EFE)
Choveu na última sessão de treinos livros, e os pilotos da Mercedes AMG, Lewis Hamilton e Nico Rosberg, sequer marcaram voltas cronometradas, assim como Fernando Alonso com a Ferrari (e o deus Max Chilton com a poderosa Marussia, também não). Perfeito para uma dobradinha da Infiniti Red Bull, liderada por Sebastian Vettel na frente de Daniel Ricciardo. Logo atrás deles, curiosamente, outra dupla com motores Renault (mas com carros bem piores): Pastor Maldonado e Romain Grosjean, respectivamente.

Felipe Massa seguiu indo mal nesta etapa, ficando bem atrás de seu companheiro de equipe na Williams, Valtteri Bottas, que também não foi lá essas coisas, se comparar com as etapas anteriores. Tenho três hipóteses: ou a Williams se desenvolveu menos, ou as outras equipes mais, ou a pista de Silvestone não combina bem com o FW36. De repente até dois, ou as três hipóteses, considerando os treinos de ontem.

Os resultados do 3º Treino Livre, via Corrida F1, estão aqui: http://www.corridadeformula1.com/gp/inglaterra-2014/#tl3

(Foto: Getty Images)
Como podem ver, na classificação, as posições também foram bem incomuns para esta temporada. Parte disso se justifica na chuva, que como eu digo, tornou a disputa meio lotérica.

Rosberg conquistou a pole position, com uma folga tranquila sobre Vettel, e em 3º, uma agradável surpresa: Jenson Button da McLaren. Piloto e equipe se destacando no meio de um período difícil, no melhor lugar possível para isso acontecer, que é em casa. Daniel Ricciardo ficou em 8º.

(Foto: Getty Images)
Recentemente, Ron Dennis cobrou desempenho de Button, publicamente. O campeão de 2009 não só respondeu da forma mais educada possível, como é de seu costume, como ainda respondeu novamente na pista. O capacete rosa é uma homenagem ao seu falecido pai, John Button, que leva ainda um Papai Smurf, forma carinhosa como o filho o chamava.

E Lewis Hamilton? Apenas em 6º, ficando atrás de Kevin Magnussen da McLaren, e um surpreendente Nico Hulkenberg em 4º. Ao longo da semana campeão de 2008 vinha se pressionando bastante para esta etapa, em sua casa, e teve problemas com o carro no treino de ontem. Já conhecemos bem o Lewis... é um piloto fenomenal, mas não lida muito bem com o lado psicológico da disputa. Quando o carro não ajuda, então... Sejamos justos: a chuva também atrapalhou bastante o inglês. Quando é assim, tem que se estar no lugar certo e na hora certa. Bem, mas pelo menos ele tem carro para se recuperar na corrida, como o vimos fazer de forma excepcional no GP da Áustria.

(Foto: Getty Images)
O que aconteceu de mais, digamos, bizarro, foi com os pilotos da Williams Martini e da Scuderia Ferrari: nem saíram do Q1! Em parte pela chuva, em outra por questões de estratégia. Ainda ficaram todos de Adrian Sutil, que com a Sauber foi o mais rápido da zona de eliminação. Daí vieram, respectivamente, Bottas, Massa, Fernando Alonso e Kimi Raikkonen. Nas últimas posições, a Caterham, com Marcus Ericsson à frente de Kamui Kobayashi. Ah! As Marussia? Surpreenderam! Jules Bianchi conseguiu se classificar em 12º! Talvez a melhor posição de largada da equipe. Logo atrás, com quase 1 segundo de diferença, veio Max Chilton. Digo... no Q2. Porque... pois, é, acreditem: Max Chilton foi ao Q3! Porém perdeu 5 posições por trocar o câmbio. Salve deus Chilton! Imaginem uma Marussia largando em 8º... seria ainda melhor para a equipe. Sensacional!

Resultados da Classificação, via Fórmula 1 Brasil, com tempos de Q1, Q2 e Q3: http://ow.ly/i/68ox9


Largada amanhã, às 9h (horário de Brasília)!


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário