segunda-feira, 15 de setembro de 2014

A Tríplice Coroa do Automobilismo

Ela não existe oficialmente, mas foi algo criado, talvez, pelos fãs do automobilismo e até hoje, pelo que sei, apenas um piloto conseguiu conquistá-la: Graham Hill.


Por que é tão difícil? Bem, nem tanto quanto poderia ser. Ao contrário do futebol, onde tal conquista deve ser alcançada no prazo de um ano, no automobilismo é permitido que isso leve alguns anos, por ser complicado correr em categorias diferentes. Quais são? Bem, vamos lá...

500 Milhas de Indianápolis, da IndyCar Series:

Uma das provas mais tradicionais e lendárias do automobilismo mundial, são as 500 Milhas de Indianápolis, disputados no Indianapolis Motor Speedway, e existe há mais de 100 anos! Quem já venceu naquele longo oval, já tem um dos três requisitos para ser coroado, apesar de que apenas essa prova por si só, já é um feito e tanto e entra para a história do esporte à motor. Hoje o que vale é fazer isso pela IndyCar Series, já que as categorias de monopostos norte-americanas tem uma história meio complicada com uniões e separações.


24 Horas de Le Mans, do World Endurance Championship:

Se tem uma corrida que disputa com as 500 Milhas de Indianápolis o posto de corrida mais importante da história do automobilismo mundial, essa corrida são as 24 de Le Mans. Atualmente faz parte do calendário do recém (re)criado WEC. Disputado no Circuit de la Sarthe, essa é uma prova quase centenária também, e se destaca entre todas as corridas de endurance. Vencer aqui também tem seu diferencial. Muitos carros também ficam famosos por vencerem essa corrida, que por essa razão também acaba se tornando um laboratório e uma vitrine das grandes montadoras.


GP de Mônaco de Fórmula 1:

Por último (não que exista uma ordem), mas não menos importante, temos o GP de Mônaco de Fórmula 1. A categoria existe desde 1950, mas essa corrida já era disputada pelas montadoras e equipes de corrida nas chamadas Corridas de Grand Prix (fora de um campeonato organizado) desde 1929. Aliás, algo que dá à Tríplice Coroa do Automobilismo menor flexibilidade, é que esta corrida e as 500 Milhas de Indianápolis quase sempre são disputadas no mesmo dia, ou pelo menos na mesma época. e é complicado (para não dizer impossível, até por questões políticas do esporte) um piloto correr nas duas categorias ao mesmo tempo. É uma prova menos tradicional que a outra, mas compensa no charme das ruas do principado.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário