segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Deu a louca na Kia?



Estava aqui dando uma olhada na tabela de preços da edição desse mês da revista Quatro Rodas, até ver algo que me fez dar um pulo do sofá direto aqui para o PC.


Há pouco tempo eu vi a notícia de que o novo Kia Soul chegaria ao mercado brasileiro custando quase R$ 89 mil. Sim, isso mesmo, meu caro leitor: oitenta e nove mil reais em um crossover de 120 poucos cavalos de potência! Mas nem liguei muito, porque nunca foi um carro que... bem, claro que se me dessem um, que adoraria, mas se eu tivesse esse dinheiro, gastaria comprando algum esportivo pouco usado, como um Honda Civic Si ou coisa parecida.

A marca sul-coreana chegou ao Brasil com a boa fama de vender seus carros por um preço menos injusto, e oferecendo carrões de grande porte mais acessíveis. Mas parece que agora entrou no "grupinho do mal" das velhas montadoras que há décadas exploram o consumidor daqui.


A primeira geração do Soul (tão boa quanto a nova, que só tem o design de grande diferença), foi vendida aqui por pouco menos de R$ 70 mil, e emplacou menos de 500 unidades por mês neste ano (segundo a mesma matéria que co0mpartilhei no início do post).

Agora, supondo que eu tenha essa grana toda, me explica uma coisa, Kia: por que eu vou comprar seu novo Soul, se com uns R$ 1000 reais a mais, eu levo seu Sportage (que é MUITO mais carro, mais potente e mais equipado) pra casa? Vocês vão cometer um canibalismo interno com o SUV de vocês tirando ainda mais vendas do seu crossover "premium"! Que aliás, se for pra concorrer com Audi A1, Mercedes-Benz A200, eu prefiro comprar os alemães. Cá entre nós, o Soul sendo melhor ou não, eles tem uma imagem mais forte do que a de vocês. Não é verdade? Então usem a arma que eles não podem usar: preço competitivo.


Kia, se não mexer nesse preço aí, o novo Kia Soul vai ser um fiasco nas vendas. Anotem isso. Voltem com aquela imagem boa com a qual vocês apareceram por aqui há uns 3 anos.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário