domingo, 7 de setembro de 2014

Fórmula 1 2014 - GP da Itália - Corrida

Grande corrida! Já vi melhores, mas grande corrida! E como sempre é em Monza, a torcida também deu seu próprio espetáculo do início ao fim, da largada ao pódio.

(Foto: Getty Images)
Lewis Hamilton era o pole position, mas largou mal e perdeu três posições, entregando a liderança de bandeja ao seu companheiro Nico Rosberg, que tracionou muito bem.

(Foto: Getty Images)
Curiosamente, quem largou do lado sujo da pista, tracionou melhor. Basta observar as arrancadas sensacionais de Rosberg, Felipe Massa e Kevin Magnussen.

(Foto: Getty Images)
O inglês não demorou muito para recuperar posições até ir à caça ao alemão, que alcançou algumas voltas mais tarde, porém não conseguia ultrapassar. Porém, duas vezes Rosberg teve problemas na curva um, passando direto pela árwa de escape. Na primeira, ele era seguido por Massa (de quem falarei depois) da Williams, e conseguiu sair do outro lado a tempo, pois tinha uma boa vantagem sobre o brasileiro, que aí foi bem reduzida. Mais tarde, era Hamilton que se aproximava, e no mesmo erro cometido pelo carro #6, o #44 conseguiu dar a volta pela pista, fora da área de escape, e tomar a liderança.

(Foto: Getty Images)
Dali em diante, o campeão de 2008 não teve sossego, pois sempre tinha seu companheiro a vista no retrovisor. Resultado: dobradinha das Flechas Prateadas, com Hamilton em 1º e Rosberg em 2º. Seja com um piloto ou com outro, a Mercedes AMG liderou o tempo todo.

Lewis ainda fez a volta mais rápida, cravando 1m,28s,004. E fez outras voltas mais rápidas além dessa. Hoje, definitivamente, era o dia dele, como foi ontem ao conquistar a pole.

Completando o pódio, tivemos... Felipe Massa! Finalmente! E queimei a língua quando outro dia conversando com amigos que curtem Fórmula 1, eu disse "não falta velocidade, mas constância".

O brasileiro tirou o máximo de desempenho do FW36, só não fazendo voltas mais rápidas que os W05 da Mercedes. Na largada, ele arrancou muito bem, superando seu companheiro de equipe Valtteri Bottas, e Hamilton. Porém foi ultrapassado por um muito arrojado Magnussen (que havia largado em 5º, e pulou pra 2º), ficando até então com a 3º posição, pois acho que se lembrou do incidente na primeira curva do GP da Alemanha, e preferiu não repetir a dose. Pouco depois, deixou a McLaren para trás, mas junto com ele veio Hamilton, e este, após perseguir Massa por certo tempo, acabou tomando a 2ª posição. O que veio depois, contei no parágrafo anterior, e Felipe se manteve em 3º, perdendo a posição apenas enquanto os outros pilotos não faziam suas paradas, enquanto ele já havia feito seu pit stop. Diga-se de passagem, a Williams fez o serviço dos boxes de forma muito rápida e eficiente, para ambos os pilotos, mas dessa vez mais para o brasileiro.

(Foto: Getty Images)
Bottas chegou em 4º. Perdeu uma posição em relação a qual tinha largado, e logo para seu companheiro de equipe. Mas falando assim, para quem não assistiu, parece que ele foi mal, quando na verdade fez uma excelente corrida! O problema do finlandês foi ter largado mal. Digo... ter feito uma droga de largada. Antes de concluir o setor 1 na primeira volta, Valtteri que era o 3º do grid, já ocupava a 11ª posição. Principalmente na primeira reta e primeira curva, viu todo mundo passando. Não sei se faltou potência, ou se dessa vez ele errou mesmo. Mas... acontece. Porém isso não se mostrou um problema por muito tempo.

O FW36 era o segundo melhor carro nessa pista. O piloto #77 é rápido e constante. Às vezes meio afobado, colocando uma roda pra fora, o encostando em algum guard-rail, mas sabemos que é competente. Sendo assim, foi escalando o grid com a faca nos dentes, ultrapassando nomes de peso em bons carros. Coisa que confirmou que ele é bom em recuperações, já que a última vez que passou por isso, que eu me lembre foi no GP da Austrália. Como ele está constantemente no pelotão de frente, é incomum vê-lo travar uma série de duelos. Enfim, só não recuperou uma posição, mas fez um ótimo 4º lugar.

No meio do caminho, ele ainda teve problemas com Magnussen, que o jogou numa área de escape e por isso foi punido tendo que ficar mais 5 segundos nos boxes. O assoalho do FW38 bateu um pouco, mas isso não parece ter afetado muito o desempenho do bólido inglês.

Com esses resultados, a Williams que estava 10 pontos atrás da Ferrari no Mundial de Construtores, não só ultrapassou a Scuderia na tabela, como abriu 15 pontos de vantagem. Como se isso não bastasse, ainda fez isso no quintal dos italianos!

(Foto: Getty Images)
Mas nada é tão ruim que não possa piorar... Na metade da corrida, o ERS do motor do F14-T do espanhol teve problemas, e para não correr o risco de perder o motor, o ferrarista teve que parar assim que teve a chance, na primeira área de escape em que pôde entrar, que no caso foi justamente a qual Rosberg visitou duas vezes hoje. Mas ali é Monza, né? Alonso recebeu o carinho da acalorada torcida tifosi, e retribuiu o gesto.

(Foto: Getty Images)
Além dele, apenas Max Chilton, que se acidentou, abandonou a corrida.

Quanto ao outro piloto de Maranello, Kimi Raikkonen, este fez o que pôde com o que tinha em mãos. Na medida do possível, teve uma boa prova, largando em 11º e chegando em 9º, salvando uns pontinhos pra equipe da casa. Chegou coladinho em Jenson Button.

(Foto: Getty Images)
O Iceman, Magnussen, Button e Sergio Pérez, protagonizaram uns dos principais pegas da etapa italiana. Principalmente o veterano da McLaren, e sei ex companheiro de equipe mexicano, reacendendo a dura rivalidade que tiveram na última temporada. Os dois deram um show! Mas Checo se saiu melhor, conquistando um bom 7º lugar para a Force India, após ter largado em 10º.

Outro espetáculo foi dado por um outro duelo interno, que não durou muito, mas foi bonito e leal. Protagonizado pelos pilotos da Red Bull. Sebastian Vettel vinha à frente, fazendo uma boa corrida, mas logo foi superado por Daniel Ricciardo. Os dois rasgaram a reta principal lado a lado, e dividiram a primeira curva, na qual com muito custo, o australiano deixou seu companheiro para trás.

Caso não tenham notado, tivemos uma ordem de chegada de equipes bem definidas entre os seis primeiros. Começando com a dobradinha da Mercedes, seguida pela Williams, e por último os rubro taurinos. Por pouco não tivemos uma quarta dupla chegando junto com a equipe de Woking.

Ah! Só mais uma coisa: melhor cartaz!

(Foto: Getty Images)
Todos os resultados do GP da Itália 2014 de Fórmula 1, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/italia-2014/

Próxima parada, Cingapura! A corrida noturna de rua! Nos dias 19, 20 e 21 de setembro!


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Um abraço!
Paulo Vitor

Um comentário:

  1. Fala Paulo Vitor,

    Já que postou o cartaz sobre o som dos carros desse ano, gostaria de uma opinião sua a esse respeito.
    Muito tem-se reclamado desse barulho, eu particularmente gostei mais desse barulho do V6 do que os antigos V8, pra mim os V8 eram alto, porém era um barulho agudo "feio" parecia uma criança chorando, acho que os fãs da F1 estão confundindo alto/baixo com grave/agudo.
    As corridas estão bem melhores e mais disputadas, não adianta termos um barulho mais agudo e corridas pouco competitivas, enfim minha opinião sobre o barulho dos motores é essa, pra mim se for pra voltar com barulho agudo, que volte o V10, esse sim era "alto" e bonito.
    Escala do meu gosto dos barulhos (ordem decrescente): V10, V6, V12/V8 (empatados).
    Só pra lembrar, esse ano vou assistir o GP do Brasil em Interlagos, realização de um sonho. simbora? huahuahua

    Um abraço!

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