quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Fórmula 1 2015 - McLaren-Honda: Alonso e Button são os titulares, e Magnussen fica como reserva

(Foto: McLaren)
Finalmente a McLaren acabou com a novela, e fez hoje o anúncio oficial de seus pilotos.

Como já era praticamente certo, Fernando Alonso é um dos pilotos titulares em um retorno ao time de Woking, depois de ter passado por lá em 2007. Mas ontem até surgiu um boato de que, por problemas com os motores Honda, isso poderia se desfazer.

Aliás, mais do que os pilotos, a grande novidade da McLaren é a volta da parceria de sucesso deles com os japoneses, depois de quase duas décadas usando os motores Mercedes-Benz.

O que era mais incerto: quem seria o companheiro do bicampeão? Tanto Button quanto Magnussen tinham chances. Ron Dennis queria Kevin e outros acionistas, Button. E até o nome de Stoffel Vandoorne, vice campeão da GP2 Series, acabou surgindo no meio dessa história toda. Acabaram ficando os dois últimos titulares. Calma! Não aprovaram o terceiro carro como nos velhos tempos da Fórmula 1. Pelo menos ainda não.

Como titular, o campeão de 2009 irá assumir o cockpit pela sexta vez, para disputar o campeonato. Enquanto o novato fica como piloto reserva.

Particularmente, achei esta a melhor decisão.

Financeiramente, pesava contra a permanência de Button o seu salário e sua idade. Não sabemos quanto ele irá ganhar, mas sabemos que ele não se importa em abrir mão de algum dinheiro para correr mais, como vimos no ano da fenomenal Brawn GP. Além disso, ele teve nos últimos anos um longo e valioso contrato com a McLaren. E também, a Honda está investindo pesado, ajudando a bancar tudo e queria dois pilotos de ponta. Quanto a idade, ele é apenas um ano mais velho que Alonso, tendo 34 anos, e isso ainda não é problema. Ele tem um bom preparo físico, e pelo menos mais dois ou três anos com os reflexos necessários para guiar um F1 de forma competitiva. O bom é que ele traz um lado técnico muito forte para ajudar no desenvolvimento da nova McLaren-Honda.

Alonso é um pouco menos técnico nos que diz respeito a acerto e desenvolvimento, mas atrás do volante é um dos caras mais habilidosos e com mais... tato, do grid. Isso se não for o mais, apesar de que nisso seu novo companheiro também é excelente, especialmente sob a chuva. E sobre seus 33 anos, ainda está em seu auge.

Não a toa, Dennis se gaba de ter "a melhor dupla do grid da Fórmula 1", pois esses dois devem dar muito trabalho aos concorrentes, desde que tenham carros rápidos para pilotarem. São dois pilotos campeões, rápidos e completos.

E quanto ao Magnussen como reserva, bem... ok, foi só o primeiro ano dele, mas mal marcou a metade dos pontos de seu companheiro. Talvez Button não fique por mais do que a próxima temporada, e ele poderia se aproveitar disso. Ou com a ajuda da equipe, buscar um outro lugar para correr, como ajudaram Sergio Pérez no final do ano passado. Lembrando que ainda tem também o Vandoorne.

Se quanto ao carro, o retorno de uma das parcerias de maior sucesso do final dos anos 80 e início dos 90 for bom, essa será uma equipe muito forte, pois quanto à competência dos pilotos, eles estão muito bem.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário