quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Você já conhece o novo modelo de placas válido a partir de 2016?

Isto não vem sendo muito noticiado pelos modelos mais tradicionais de meios de informação, ou pelo menos eu não vi. Na verdade, nem na Internet fala-se tanto assim. Logo, muita gente ainda não sabe.

A ideia já vem sendo divulgada há um bom tempo, mas hoje o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) divulgou o modelo brasileiro de placas que serão adotadas em todo o Mercosul (Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) a partir de 2016. Isso permitirá a livre circulação de veículos entre esses países.

Calma! Se você já tem seu carro emplacado, não terá que aderir a mudança. Só se você quiser, é claro. Mas a medida será obrigatória para todos os veículos 0 km retirados da concessionária a partir do ano já mencionado, no mês de janeiro.

Talvez comecem com caminhões e ônibus, e pouco tempo depois passem para os carros e motos.

Esse novo modelo permite mais do que o dobro de combinações de letras e números do que o atual, e visa também dificultar (melhor ainda se impossibilitar, mas sempre dão um jeito, infelizmente) a clonagem de placas, pelos elementos mais modernos que estas trazem. E se clonarem, será mais fácil reconhecer.

As medidas são as mesmas das que usamos atualmente, com 13 cm de largura por 40 cm de comprimento (e para motos com as suas medidas também, tem a placa menorzinha). Traz além das letras e números, a cidade, o estado, a bandeira do país e o símbolo do Mercosul.

Há também uma variação de cores da fonte, para cada tipo de veículo: preto para particular; vermelho para comercial; verde para especial; azul para oficial; amarelo para diplomático; e cinza para colecionador.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA!


(Imagem: Ministério das Cidades)

 Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário