sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Volkswagen ou Audi na Fórmula 1?


Primeiramente, Volkswagen e Audi fazem parte de um mesmo grupo, e isso já não é de hoje (basta olhar sob o capô de alguns modelos das duas), sendo bem mais próximas do que muitos imaginam. Assim como também a Porsche, que já teve carros e motores na maior categoria do automobilismo mundial. Montadoras da Alemanha, assim como a Mercedes-Benz. Todo ano surgem boatos de que podem entrar na Fórmula 1. A atual campeã da categoria, inclusive, disse que gostaria de disputar com elas, assim como também com a BMW, que já esteve na categoria em parcerias com a Williams e a Sauber. Seria como ver as disputas do DTM, só que em fórmula.


Bem, como eu disse, as pessoas adoram sonhar com essas possibilidades. No início do ano falavam em uma entrada da Volkswagen já em 2015, numa parceria com a Red Bull até então muito insatisfeita com os novos motores da Renault. Há poucos meses falavam de um ingresso da Audi, procurando expandir seu poder automobilístico fortemente mostrado no WEC (World Endurance Championship) nos últimos anos. Aliás, outra marca deles, a Porsche, também entrou nesse ano e já venceu. Agora já falam em Volkswagen, de novo. Acaba que a entrada de uma, pode ter alguma relação com a outra, por serem tão próximas.


Acha estranho ver o "carro do povo" na pista? Nem é. Basta dar uma olhada em alguns carros de Fórmula 3 da Dallara, especialmente na Europa, e mais recentemente no WRC (World Rally Championship). E eu acredito mais na entrada desta do que na montadora dos quatro anéis "para a todos governar" (entendedores... se não entendeu, relaxa, a referência não tem nada a ver com automobilismo).


Mas por que recentemente esses rumores ganharam mais força? Stefano Domenicali, ex chefe de equipe da Ferrari, está trabalhando para o Grupo VW. E algo que seria um obstáculo, está começando a se desfazer para um lado ou para o outro. Quais lados? Na Fórmula 1, Bernie Ecclestone, com os alemães, Ferdinand Piech, presidente do grupo. Os dois não se dão bem. Mas há a possibilidade de qualquer um dos dois, senão ambos, deixarem seus cargos, e já aparecem nomes de possíveis substitutos na imprensa europeia, e pelo menos um deles, que é Martin Winterkorn, pela VW, e segundo o antigo dono de equipe Eddie Jordan, hoje comentarista da BBC e que acerta alguns palpites, este teria dito que tem interesse na Fórmula 1.


O grupo já se dava bem no WEC com a Audi, e agora também com a Porsche. No DTM, com a Audi. E mais recentemente no WRC, com a Volkswagen. Então por que não explorar e se aventurar na Fórmula 1?


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Um comentário: