quinta-feira, 26 de março de 2015

Jeremy Clarkson fora da BBC: o fim do Top Gear?


Pelo menos da forma como conhecemos o programa da BBC há anos, a resposta para a pergunta do título é: provavelmente, sim, foi o fim.

"Hã? Do que você está falando, PV?" Se você passou as últimas semanas dentro de algum buraco numa caverna na Lua, senta que lá vem a história (oficial)...

No início desse mês, durante as gravações da atual temporada do Top Gear em North Yorkshire, na Inglaterra, um Jeremy Clarkson que estava uma pilha de nervos por N motivos (já falarei sobre isso), chegou ao hotel após um dia de trabalho. Quando ele foi jantar, o prato demorou para chegar e a comida veio fria. Foi a gota d'água, o estopim de um barril que já estava cheio de pólvora, esperando a menor desculpa para explodir.

Jeremy atacou o produtor do programa, Oisin Tymon, não só com ofensas das mais baixas, como também agredindo-o fisicamente. Depois do golpe, continuaram as ofensas e ameaças de demissão. E Oisin pensou mesmo que seria demitido, preferindo omitir o fato que outros hóspedes viram e ouviram a gritaria. O produtor foi ao pronto-socorro e o apresentador, depois de esfriar a cabeça, tentou de várias formas se desculpar com o colega de trabalho. Aliás, foi o próprio Clarkson quem informou o ocorrido à administração da BBC.

Não aceitando a conduta do apresentador (óbvio), a emissora estatal resolveu suspender seu funcionário, que já estava com seu contrato perto do fim, e no meio das gravações do Top Gear.

Todos os detalhes foram divulgados ontem. O resto era especulação, mas bem próximas da realidade.

O inferno pessoal de Jeremy Clarkson:

Já famoso pelas polêmicas por suas declarações, entre outras tretas, sempre sabíamos que nada demais aconteceria ao apresentador do melhor programa automobilístico do mundo (opinião - melhor que a cópia americana, diga-se de passagem). Mas uma agressão física já foi demais para a BBC.


Ah! E essa do último link não foi de propósito, mas só uma infeliz coincidência: http://continental-circus.blogspot.com.au/2014/10/jeremy-clarkson-nao-aprende-nada.html

O próprio atual primeiro-ministro inglês, David Cameron, comentou o caso. Disse que Clarkson é um ótimo apresentador, competente, mas que excessos como esse não podem ser tolerados. Em tom de brincadeira, há poucos dias ele também disse que sua filha de 11 anos, Nancy Cameron, contra a decisão de suspender da BBC de suspender Clarkson, faria greve de fome. Temos aqui uma pequena petrolhead! Jeremy é vizinho e amigo dos Cameron.

Mas afinal, por que o cara estava tão estressado?

"Estou passando por um divórcio difícil, minha primeira ex-mulher apareceu do nada para me infernizar, estou fumando demais, bebendo demais, minhas costas doem, estou em todos os jornais com esse escândalo da 'N-word', estou em guerra com meus chefes da BBC e minha mãe acabou de morrer. Eu simplesmente não tenho mais energia para (brigar com) você", foi o que ele disse à alguém próximo (fonte: FlatOut - melhor site de cultura automotiva do Brasil).

A propósito, a "N-word" é uma forma de se referir à um suposto caso de racismo (o que particularmente, não penso que tenha sido subjetivamente intencional por parte do apresentador... se me lembro direitinho do que houve).

E o que houve no final das contas? Fala-se em "demitido", no maior drama. Mas o fato é que por tudo isso, a BBC não renovou contrato de Jeremy Clarkson. A emissora tem os direitos sobre o Top Gear é claro.

Por falar nisso... e o Top Gear?

Como eu disse lá no começo: pelo menos da forma como o conhecemos há tantos anos, não existirá mais. Os escudeiros de Jeremy, James May e Richard Hammond dizem que o trio forma um pacote, e por mais que o amigo seja um idiota, gostam de trabalhar com ele. Para onde ele for, eles vão. Para onde? Bem, sobre isso já há várias especulações, de outras emissoras até o Netflix.

Então, se o Top Gear continuar, deverá ser com outra galera. A não ser que a BBC volte atrás, o que eu acho pouco provável. Mas espero estar engando. Sim, Jeremy Clarkson errou e nada justifica esse excesso. Mas convenhamos: o programa é sensacional, e não seria a mesma coisa ver esses caras em outro lugar, enquanto outros provavelmente fariam a qualidade do original cair.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário