quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Fórmula 1 2015 - O choro rubro-taurino, a birra com os italianos e o resgate alemão


A Red Bull, como uma grande empresa que vai além das pistas e até mesmo além das bebidas energéticas, está perdendo o interesse por sua equipe na Fórmula 1, devido aos problemas enfrentados para voltar a vencer.

Choro de mau perdedor após passarem quatro temporadas conquistando títulos e seis ganhando corridas? Sim. Porém, do ponto de vista, digamos, negocial ou microeconômico, é perfeitamente compreensível. O automobilismo é um investimento, e se não tem mais o retorno de antes, por que continuar disputando? Mas como equipe de corrida, é um choro lamentável mesmo.

O casamento com a Renault que, durante certo período rendeu bons frutos, chegou ao seu divórcio. A escuderia austríaca não só alfineta os franceses. Acabou, de verdade. Contrato encerrado antes do prazo.

E foram bater na porta de Maranello, dando chilique. "Queremos motores iguais aos da Scuderia", isto é, na mesma versão, com todas as atualizações no mesmo tempo que a equipe própria da Ferrari. Caso contrário "a Red Bull Racing e a Scuderia Toro Rosso vão deixar a Fórmula 1 após a temporada 2015". Sinceramente? Se querem um motor exatamente igual ao de um fabricante, sejam o fabricante! Pois durante anos foram clientes da Renault e nunca reclamaram disso. Agora quer ser prioridade da sua maior rival dos últimos anos, Red Bull? Por favor, Dietrich Mateschitz, Helmut Marko e Christian Horner... menos, bem menos.

De qualquer forma, os motores Ferrari seriam apenas para 2016 e 2017. Os da Honda, certamente, não são uma opção, apesar dos nipônicos estarem se preparando para fornecer seu equipamento para uma segunda equipe além da McLaren, que ainda não sabemos qual é.

Mas Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat estão até tranquilos para uma equipe em crise que poderia fechar as portas, não? Como de costume, são só os latidos sem mordidas, ou melhor, mugidos sem chifradas.

Horner negou a chegada da Volkswagen, mas admitiu o interesse. Só que segundo a revista Speedweek, a Audi, empresa do grupo, entrará na Fórmula 1 em 2018. Especulação de revista? Eu diria talvez, mas... acontece que essa revista é da... Red Bull!


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Um abraço!

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