segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Fórmula 1 2015 - GP da Rússia - Corrida

(Foto: AP)
A Mercedes faturou o bicampeonato consecutivo antecipadamente ontem, em Sochi. Aliás, devo pedir desculpas por não ter avisado, mas passei o final de semana em Belo Horizonte. Por isso o atraso nos posts.

Lewis Hamilton foi o grande vencedor do GP da Rússia 2015, mas não foi com uma dobradinha que as Flechas Prateadas mantiveram o título. Nico Rosberg teve problemas nos pedais, abandonando a prova logo na primeira volta. Inclusive Hamilton já sofreu com uma falha semelhante este ano.

Vitória tranquila, pois antes mesmo do abandono do companheiro, o #44 já havia tomado a sua posição.

(Foto: AP)
O pódio foi completado por Sebastian Vettel, da Ferrari, e Sergio Pérez, da Force India, respectivamente. Vettel teve seu duelo com Valtteri Bottas, mas contando até com um pit-stop mais rápido da Scuderia, o alemão ficou na frente.

O tetracampeão também teve um duelo com seu companheiro. Foram duros, mas leais.

(Foto: AP)
Quanto ao mexicano, o pódio meio que caiu em seu colo. A 3ª posição era dele, quando na penúltima volta foi ultrapassado por Bottas e Kimi Raikkonen. No giro seguinte, querendo desesperadamente o pódio, Raikkonen tentou uma manobra que havia dado certo mais cedo, mas dessa vez foi infeliz em sua aposta. O Iceman até tentou frear para evitar a batida, mas já era tarde demais. Batida finlandesa. O piloto da Williams abandonou ali mesmo, ficando com o 12º lugar, à frente apenas das Manor, porque estas estavam uma volta atrás.

Sendo assim, Pérez logo tomou as duas posições de volta. No pódio, ele trocou o sombrero mexicano pelo ushanka russo, assim como Hamilton e Vettel.

O ferrarista foi punido com o acréscimo de 30 segundos ao seu tempo final, ficando assim com a 8ª posição, apesar de ter cruzado a linha de chegada com um 5º lugar. A soma de seus pontos com os de Vettel não foram o bastante para tirar o caneco da Mercedes, mesmo com o abandono de Rosberg.

Quem em parte se deu bem com isso, foi Felipe Massa. Em parte, pois é piloto da Williams, que deve somar o maior número de pontos possível. Mas um resultado muito bom para quem largou em 15º, independente se parte disso se deve aos acidentes, pois é assim em todas as corridas, com qualquer piloto.

(Foto: AP)
Por falar em acidentes, é claro que tivemos alguns hoje. Ainda na primeira volta, Nico Hulkenberg rodou, sendo atingido por Marcus Ericsson. Fim de corrida tanto para o piloto da Force India quanto para o da Sauber, e entrada do safety car. Este voltaria à pista poucas voltas mais tarde, quando Romain Grosjean, da Lotus, ao contornar a curva mais longa do circuito e provavelmente sofrendo com a turbulência e falta de aderência geradas pelo carro da frente, perdeu a traseira do seu, rodando e batendo, espalhando destroços para todos os lados.

A outra Lotus chegou em 7º, com Pastor Maldonado.

(Foto: AP)
Outros abandonos foram de Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso, que sim, pôde correr hoje largando em último, mas quebrou um disco de freio; e Daniel Ricciardo, da Red Bull, que teve quebra de suspensão.

Não foi um bom dia para a Red Bull. Max Verstappen, da Toro Rosso, também não pontuou. O único a conseguir foi o piloto da casa, Daniil Kvyat, com um bom 5º lugar depois de ter largado em 11º.

Atrás de Kvyat, veio outro piloto lá de traz que também fez uma corrida muito boa, dadas as condições de seu carro, e que há tempos não alcançava uma posição que, nas devidas proporções, é de destaque. Felipe Nasr com a Sauber, que largou em 12º e chegou em 6º, valendo-se também da punição de Raikkonen.

Fechando a zona de pontuação, acreditem, estiveram os dois carros da McLaren-Honda, com Jenson Button à frente de Fernando Alonso.

Atualização: Alonso perdeu o pontinho final para Verstappen, com a punição de 5 segundos de acréscimo ao seu tempo final por uma ultrapassagem irregular sobre o garoto.

(Foto: Twitter da McLaren)

Resultados oficiais completos do GP da Rússia 2015 de Fórmula 1, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/russia-2015/#javascript:void(0)




Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário