quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Controle de estabilidade (ESP/ESC) será obrigatório. E qual a função deste?


ESP: Electronic Stability Program, ou, Programa Eletrônico de Estabilidade. Ou ESC, mudando só o "P" para "C", de "Control". Enfim, estamos falando sobre controle eletrônico de estabilidade. Importante equipamento de segurança, que deverá ser item de série em todos os carros vendidos no Brasil. Sendo que em muitos não é oferecido nem como opcional.

Só que... a partir de 1º de janeiro de 2020. Isso para veículos ainda não homologados. Para os já homologados, o prazo para atender a obrigatoriedade se estende até o mesmo dia de 2022.

Brasil, sil, sil, sil. Mas, pelo menos agora, ou melhor, num futuro próximo, nós o teremos. Certo? A demora parece um pouco injusta, claro, chega a ser absurdo que isso já não fosse um equipamento obrigatório por aqui há anos. Porém devemos nos lembrar que é preciso tempo para os engenheiros desenvolverem/adequarem o ESP para os nossos veículos. Talvez tenham dado um prazo longo, mas um certo tempo é sim necessário. E por questões de princípios do Direito Administrativo, não seria razoável impor tal medida de imediato (fico surpreso como meu curso às vezes é útil num blog de carros e corridas, diga-se de passagem, rs).

A propósito, a obrigatoriedade foi aprovada hoje pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para todos os veículos de passeio vendidos no Brasil.

E o que é o ESP, afinal de contas? Para que serve?

Para salvar sua a vida, ora. O ESP é considerado um dos equipamentos de segurança mais importantes já desenvolvidos pela indústria automobilística. A obrigatoriedade do mesmo, deverá reduzir e muito o índice de acidentes nas ruas e estradas do Brasil.

O sistema funciona por sensores que verificam a velocidade e a direção das rodas, e a trajetória e a inclinação do trajeto. Com uma diminuição da aderência em alguma das rodas, ele entrará em ação para automaticamente corrigir o problema, por exemplo, interferindo na aceleração do motor, ou freando uma e/ou outra roda, com intensidades diferentes ou não, da forma como for necessário. Pode fazer isso até de forma que altere a trajetória do carro para desviar de algum obstáculo.

Vai demorar um pouco, é verdade. E como eu já disse, certo tempo é necessário. Talvez os carros até fiquem um pouco mais caros. Mas acreditem, valerá a pena pois com certeza só temos a ganhar com esta medida.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário