domingo, 10 de abril de 2016

Atualizações e considerações sobre Emerson Fittipaldi


Eu não queria expor mais Emerson Fittipaldi, pois a imprensa já faz isso (não é uma reclamação, e logo entenderão). Mas com tanta coisa que vem aparecendo, sinto que preciso informar quem lê o AutoblogPV8 e isto está acima do meu querer.

Para quem não conhece o caso, falei sobre o mesmo aqui.

Não faltaram empresas e bancos públicos e privados para dizer que o multicampeão tem suas dívidas com eles. Para piorar, parece que fora do Brasil, nos Estados Unidos, a vida financeira de Fittipaldi vai muito bem. Aliás, ele mesmo já admitiu que seu patrimônio total ultrapasa a dívida - que chega quase aos R$ 30 milhões -, assim como prometeu que quitaria isso até o final deste ano.

Agora, vamos fazer algumas considerações sobre fatores que cercam este caso, mas que nada têm a ver com a situação de Emerson, diretamente.

Muitos tem atacado o site Grande Prêmio pelas notícias publicadas sobre este assunto. Por mais que outros sites façam o mesmo. Pois claro, o público lá é mais específico, de fãs e apreciadores dos esportes a motor - como eu também sou um. Ainda mais quando se trata de Emerson Fittipaldi, que tanto fez pelo automobilismo nacional. Reparem que ninguém faz treta de comprar ele com outros pilotos.

Olha, sabem o que eu acho? Que Emerson Fittipaldi foi um grande piloto, mas o que sobra de talento na pista, falta como empresário. Até diz que é "culpa da crise". Jamais irei negar a existência desta, embora nem chegue perto de outras pelas quais o Brasil já passou anteriormente. Muitas empresas fecharam as portas, mas isso não é resultado exclusivo de crise. Dela também - pois não quero menosprezar o esforço alheio -, mas não necessariamente. De má gestão também. Há negócios que crescem por aí, contrariando a "desculpa". Mas por mais que a crise tenha sua influência e deixe a situação ainda mais crítica, as dívidas do ex-piloto se arrastam há décadas, desde a época da criação da Escuderia Fittipaldi - mais conhecida como Copersucar. É uma bola de neve que só veio ficando maior de lá pra cá. E não é nenhuma novidade que ele não é bom homem de negócios, até porquê ele mesmo nunca escondeu isso.

O que me irrita é gente comentando "não vai ter golpe" nas notícias sobre as declarações dele. Essa galera tem probleminha de discernimento, só pode. Separem as coisas.

Gosto muito dele, acho a situação bem chata, mas não passo a mão na cabeça, não. Até porquê acredito que ele tem capacidade para sair dessa sozinho. Isso é independente da nossa subjetividade, galera. É questão de Direito. É objetivo. Pois notem o quanto podemos ser hipócritas de acordo com o que é conveniente ou não para nós. Não estou falando só dessa ou daquela pessoa, mas de você que está lendo e de mim também. Todos nós fazemos isso. Condenamos um e inocentamos o outro em casos semelhantes, de acordo com a nossa empatia ou antipatia. 

Particularmente, não acho que ninguém merece essa exposição, mas isso é consequência natural por ele ser famoso. Pagar pelos erros, sim, todos devem. A Justiça deve tratar toda e qualquer pessoa da mesma forma. Nada de privilégios ou de denegrir alguém.

E gente, ok, pode ser que por um lado o Grande Prêmio explore o tema exaustivamente, atrás de visualizações. Normal, uai ("mineirando"). É da pauta deles, e daqui a pouco vão falar até do pãozinho de queijo que o cara experimentou na padaria, e não pagou. Mas olha, esse é o trabalho deles, ora! Jornalismo investigativo, de imprensa livre. Além disso, queriam que fizessem o quê? É praticamente um dever deles informar. É um assunto da área deles, que são profissionais. Não duvido que escrevam por amor ao esporte e que sejam fãs do piloto assim como nós, mas eles também tem contas pra pagar (não tanto quanto o sujeito em questão aqui - perdão, não resisti, rs). Capitalismo, galera.

Vamos parar com os julgamentos morais e subjetivos, e encarar a situação de forma realista, como ela é. Difícil? Não, não é. Podem observar pelos dois lados, mas é só saber separar.

(Obs: não interessa, mas ficou aquela sensação de que o texto não ficou bem como eu queria, faltando alguma coisa).


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário