segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Fórmula 1 2016 - Uma focinheira para Verstappen


O talento de Max Verstappen é inegável. Não à toa, tornou-se o mais jovem vencedor da história da Fórmula 1 (ok, teve o abandono das Mercedes, mas isso não lhe tira o mérito), em seu primeiro contato com o carro da Red Bull, que até então ele desconhecia. Porém, precisa tomar cuidado com o que faz dentro da pista, e o que diz fora dela, pois sua coleção de desafetos desnecessários em tão pouco tempo, já é consideravelmente grande.

Desde o começo, esta foi uma aposta de risco. Se por um lado ele tem uma ótima pilotagem, talvez tenham se precipitado ao fazê-lo pular alguns degraus das categorias de base. E a mimação sem limites continuou quando o promoveram no meio da temporada.

Recentemente, Helmut Marko, consultor da Red Bull e responsável pelo programa de desenvolvimento de pilotos desta, declarou que, entre outras falhas, o garoto holandês precisa aprender a poupar pneus se ele quiser ser campeão mundial. Outra crítica feita por meio grid, é sobre sua pilotagem excessivamente agressiva. Pode ser muito rápido, arrojado, mas pouco inteligente. Isso foi logo depois do GP dos Estados Unidos que, aliás, Max abandonou mas, por falta de experiência e da cabeça no lugar, tentou levar o carro que nitidamente havia quebrado, e ele ouviu o barulho, de volta aos boxes. Primero, só do barulho começar, ele devia saber que nem chegando aos boxes, poderiam consertar o bólido a tempo dele terminar a prova. Segundo, colocou seu equipamento em risco maior, podendo gerar penalizações futuras, além de ser estrategicamente ruim para ele e para o time.


E isso é reflexo do quanto a equipe passa a mão em sua cabeça, numa fase em que ele tem que amadurecer, pois lembrem-se ainda é apenas um adolescente que recentemente completou seus 19 anos ("nineTEEN"). Se não pararem com isso, vão criar um sujeito mais birrento do que a soma de Sebastian Vettel com Fernando Alonso e Lewis Hamilton. Esses ainda estão na medida do que pode ser considerado normal para um piloto de ponta.

A propósito, o episódio de ontem mostra bem isso. Mad Max claramente ganhou vantagem ao cortar caminho pela grama. Qualquer piloto saberia que o correto ali, seria ceder a posição, como a própria Red Bull deu a ordem de imediato. E ele obedeceu? Claro que não. Eu fico impressionado como a equipe não nota o problema que eles estão criando, com o garoto já sendo tão teimoso. Isso pode gerar problemas para eles no futuro, fora o desperdício de talento que ele realmente tem.

Ainda ontem, o rubro-taurino deslealmente jogou Nico Rosberg para fora da pista, podendo acabar até com as chances de título do piloto da Mercedes. E por isso, mais uma vez, ele foi criticado por Niki Lauda, que já o considera um caso perdido. E o tricampeão também não nega as habilidades do moleque, fazendo as críticas, de certa forma, até se preocupando com o futuro dele. Como o bebê reage? Retrucando de forma infantil, só querendo dar "turn down for what", sem nunca ter um bom argumento.

Quando eu disse lá no começo dos desafetos desnecessários, é porquê são desnecessários mesmo, envolvendo até gente que nem está mais na Fórmula 1. Todos nós sabemos o quanto Jacques Villeneuve gosta de soltar opiniões polêmicas. Bem, não temos culpa se lhe dão ibope. Mas numa dessas, ele fez críticas ao estilo abusivo de Verstappinho, dizendo que uma hora ele pode acabar matando alguém. Mais uma vez, adivinhem o nível da resposta? Quando só podia aceitar, pois não foi ofensivo, ou simplesmente ficar quieto, ele manda aquela indireta de que quem já matou alguém foi o canadense, referindo-se a um acidente no qual uma roda do campeão de 1997 voou num fiscal e o matou.

Todos esses casos que eu estou contando, não devem ser metade de todas as polêmicas nas quais ele vem se envolvendo em tão pouco tempo. Apesar de todos os avisos, a reação dele é sempre a mesma:


Ele não leva na boa, entendem? Nunca leva. Considera tudo como uma briguinha de garotos no colégio, quando na verdade estão arriscando a vida ali. Acho que ele não tem consciência disso. Em 2015, ainda na Toro Rosso, ele causou um acidente muito sério no GP de Mônaco, salvi engano ainda num treino ou na classificação. Foi criticado por Felipe Massa (que nem estava envolvido), de forma construtiva, alertando sobre o perigo. Não preciso falar que o holandês se contentou em apenas dar mais uma tiradinha, né?


Pior que naquela época, foi um momento em que sua carreira foi colocada a prova pois, por este e outros incidentes, ele começou a levar críticas de meio grid, dirigentes e por aí vai. Como era novato, poderia ter sua carreira muito prejudicada. Por isso, até eu o defendi, pois realmente era compreensivo, considerando que tinha pouca experiência e, salvo engano, ainda tinha apenas 17 anos. Felizmente ele evoluiu muito no restante da temporada e não perdemos esse talento. Ou pelo menos por enquanto, se ele não rever sua postura.


Agora se tem um cara durão na Fórmula 1, este alguém é Kimi Raikkonen. Duas vezes ele e o caçula do certame já se estranharam de forma perigosa: na Hungria e, pior ainda, na Bélgica. Apesar disso, como um bom Iceman, ele ainda mantém a calma na esfera pessoal com o jovem rival. Ainda. Mas não demora a soltar os cachorros também.

Max também se defendeu de forma controversa de uma tentativa de ultrapassagem feita por Lewis Hamilton no GP do Japão, o que obrigou a FIA a tomar uma decisão muito chata, ficando mais dura em seus julgamentos de manobras. Ou seja, indiretamente ele acaba estragando a própria Fórmula 1.


Por que isso segue acontecendo? Porque ironicamente, um pirralho de peito estufado batendo de frente com campeões veteranos, chama a atenção do público, especialmente os mais jovens. Tanto que este muitas vezes o elege como Piloto do Dia, quando outros tiveram uma performance superior na corrida. Mas já passou da hora da Fórmula 1, da FIA e da Red Bull, que é quem tem criado este problema, puxarem as orelhas de Max Verstappen, para o bem dele, da equipe e do certame.

Não, não quero um grid de pilotos chatos. Limites, apenas. Que Max seja menos imprudente, para desenvolver em todo o seu potencial. Vamos lá, Mad Max! Você tem que confirmar todas as expectativas que colocamos em você desde que entrou na pista. Pois outra coisa é tão inegável quanto o seu talento: traz mais emoção para as corridas.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário