sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

O que é um câmbio automatizado de dupla embreagem?


Eu falo muito em "câmbio de dupla embreagem" pois, naturalmente, vez ou outra este aparece em algum carro por aqui. Mas afinal, o que é isso? De um jeito fácil, de um apreciador de automóveis para outro (pois não sou engenheiro), assim como fiz com o CVT.

Nascida nas pistas, nos Porsche lá dos anos 80, ele apareceu nas ruas pela primeira vez através do Golf de quarta geração, lá fora. O famoso DSG da Volkswagen. Aqui no Brasil, chegou há uns 5 anos e vem ficando mais conhecido desde então.

A transmissão de dupla embreagem, é uma do tipo automatizada (diferente de automático) e que, como o nome mais do que sugere, possui dois discos de embreagem (thank you captain obvious). Mas como funciona isso? O princípio é simples: uma embreagem se encarrega das marchas pares e da ré, a outra das ímpares. Dessa forma, enquanto, por exemplo, a segunda está engatada, a primeira e a terceira já estão "no gatilho" para a hora da troca. Pré-acionadas. Ao invés de um único disco deixar de usar uma combinação de engrenagens e mudar para outra, esta já está pronta para o uso.

Isso proporciona uma troca de marchas mais rápida e os carros que usam este sistema tendem a ser mais econômicos também por causa do mesmo. Aliás, pra começar, essas transmissões já são mais leves pois, por incrível que pareça, são mais simples e menores, sem os empecilhos da automática, que trabalha com conversor de torque e a disposição das marchas é mais complexa - o que inclusive dá mais alguns pontos ao automatizado na hora da manutenção. A troca é bem mais rápida e os famigerados trancos são menos sentidos.

Bem, a intenção aqui foi ter aquela conversa informal. Somos amigos falando sobre carros na mesa de um bar. Agora se querem aprofundar mais, como sempre eu recomendo uma matéria do FlatOut, sempre com um nível técnico sensacional e explicando de uma forma que todos nós entendemos.

P.S.: existem os automatizados de apenas uma embreagem, que tem se popularizado nos últimos anos e a maioria das pessoas compra acreditando que é um automático, até porquê muitas vezes as concessionárias os vendem dessa forma.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário