domingo, 30 de abril de 2017

Qual a diferença entre tração 4WD, ou 4x4, e tração AWD, ou tração integral?

(Imagem: Motor Trend)
A ideia desse post surgiu de uma conversa com o amigo Mestre Jedi, lenda urbana de Carmo do Cajuru e futuro engenheiro gênio, playboy, bilionário e filantropo, Obi-Yan Stark.

Entre as muitas nomenclaturas do mundo automotivo, há uma certa confusão entre os termos 4WD e AWD, mais conhecidas aqui no Brasil como 4x4 ou tração integral (não que esteja errado), respectivamente.


Os veículos 4x4 ou 4WD (four wheel drive), que geralmente são picapes, jipes ou SUVs, funcionam a maior parte do tempo como 4x2, isto é, tracionando apenas as rodas de um dos eixos. Porém, em situações off road, para superar algum obstáculos, o torque é enviado igualmente (ênfase nesse "igualmente") para todas as rodas através de um botão o alavanca que acione este recurso.

Já a tração integral ou AWD (all wheel- rive), costumeiramente adotada por carros esportivos (mas por SUVs também), funciona o tempo todo. Só que também ao contrário da 4X4, o torque é distribuído de acordo com a necessidade de cada roda, não só deixando de causar problemas em curvas, como também até gerando maior estabilidade.


Bem, como este que vos fala é um ser de humanas, esta explicação foi bem informal, como costumo dizer, que nem amigos conversando sobre carros na mesa de bar. Mas como sempre, há um excelente post mais técnico no FlatOut. E só agora, terminando de escrever o post, eu percebo que... já falei sobre isso antes, há pouco mais de 1 ano.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário