quarta-feira, 3 de maio de 2017

IndyCar 2017 - O macacão, o capacete, o carro e a estreia de Alonso em Indianápolis


Finalmente, feliz como uma criança, Fernando Alonso fez sua estreia em Indinápolis, com o DW12 da Andretti, impulsionado pelo motor Honda.


Não é exagero dizer que foi um dia histórico para o automobilismo. Há muito tempo um piloto que não disputa a Fórmula 1 regularmente, participa da IndyCar no mesmo ano. A propósito, terá que se ausentar do GP de Mônaco, mas Jenson Button correrá em seu lugar.


Primeiramente, a equipe, assim como a McLaren, apresentaram a, digamos, identidade visual do piloto em solo norte-americano. Macacão, capacete e a pintura do carro, tudo num estilo mais retrô, como para relembrar e celebrar uma volta do time de Woking ao Indianapolis Motor Speedway.


Interessante notar ainda que no capacete, ele promoveu a imagem de seu kartódromo escola, pois recentemente algo aconteceu que abalasse toda a alegria do piloto: a morte de um garoto em sua pista. Muitos (inclusive eu) nem sabiam que ele tinha essa escola, e isso pode ser uma forma de prestarmos mais atenção ao kartismo e à segurança neste.


Depois das sessões no simulador, como de costume num teste de novato, a cada saída dos boxes, a velocidade foi aumentando gradativamente e, claro, com uma ou outra dificuldade que qualquer um enfrentaria, o espanhol se adaptou bem ao carro e ao circuito.


Seus maiores problemas foram, a princípio, alcançar as velocidades pré-estabelecidas e uma ou outra saída de frente. Talvez devido ao clima frio, que se por um lado dificulta no aquecimento dos pneus, por outro, traz mais downforce.


Preparando-se tanto, com Gil de Ferran como mentor, além da ajuda e chefia do clã Andretti (Marco, inclusive, experimentou o carro antes, e Michael será seu chefe de equipe), e sendo um piloto do calibre que é, nem chega a ser uma surpresa seu rápido aprendizado.


No final das contas, ele atingiu 219,5 mph, como marcam velocidade nos Estados Unidos. Isto é, 357 km/h. Com certeza com um enorme sorriso sob o capacete.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário