domingo, 30 de julho de 2017

Fórmula 1 2017 - GP da Hungria - Corrida


Dobradinha da Ferrari no GP da Hungria! Sebastian Vettel venceu, e muito disso se deve a Kimi Raikkonen, visivelmente mais rápido, defendo-os dos ataques das Mercedes. O tetracampeão vai para as férias da Fórmula 1 com 14 pontos de vantagem sobre seu rival Lewis Hamilton, mas poderia ser menos e já vou falar o porquê.

Valtteri Bottas completou o pódio, após Hamilton devolver-lhe a posição nos metros finais. Mais cedo, o tricampeão pensou que poderia alcançar a dupla da Scuderia e aí veio o pedido da Mercedes para que o finlandês, que já vinha em 3º, cedesse a posição ao seu companheiro, com a promessa de que, caso este não conseguisse as ultrapassagens, o pódio seria devolvido. E assim o fizeram. Não foi mais do que a obrigação, mas, foi um gesto nobre e surpreendente.


E é sempre bom ressaltar o que acontece com a presença de dois finlandeses completando o pódio: estourar champanhe? Jamaias! Os dois primeiro beberam em suas respectivas garrafas, simultaneamente, para só depois jogarem nos outros, rs.

Completando o top 5 veio Max Verstappen, que se envolveu em um incidente na largada com seu companheiro na Red Bull, Daniel Ricciardo, tirando este da prova. O holandês recebeu um penalty de 10 segundos no pit-stop e vai ouvir umas poucas e boas do australiano, que já lavou roupa suja publicamente antes mesmo da corrida acabar, associando seus atos a pouca idade e inexperiência. Molequerstappen defendeu-se em entrevista, dizendo que esta nunca foi sua intenção.

Por falar nisso, outro episódio semelhante e, apesar de feio, até engraçado, foi envolvendo Nico Hulkenberg, e os companheiros Romain Grosjean e Kevin Magnussen. O alemão da Renault forçou uma ultrapassagem sobre o francês da Haas, no que o colega deste, deu o troco, inclusive jogando Hulk pra fora da pista e até foi punido com 5 segundos de acréscimo ao seu tempo final por isso. Depois da prova, enquanto o dinamarquês dava uma entrevista ao vivo, o piloto da Renault foi até lá e disse "mais uma vez, o piloto mais antidesportivo da corrida", no que este respondeu simplesmente "chupe as minhas bolas, querida", hahahaha.

Sujeiras à parte, voltando aos resultados, Fernando Alonso terminou em sua melhor posição nesta temporada: um incrível 6º lugar, com direito a volta mais rápida no final da corrida. Seu companheiro Stoffel Vandoorne também marcou seu primeiro ponto na temporada, ao completar a zona de pontuação. Ótimo final de semana para a McLaren-Honda, como era de se esperar em Hungaroring

Para completar, o espanhol roubou os holofotes durante o pódio. Logo abaixo deste, havia uma enorme pintura de Alonso tomando sol na praia, numa referência àquele emblemático momento em Interlagos em 2015. E o que ele fez? Mais cedo, esticou-se lá, justamente para tomar sol e, depois da corrida, arrumaram-lhe uma cadeira de praia, na qual ele repetiu o gesto com um cartaz de "A F1 deseja a vocês boas férias", já que agora a categoria só volta no final de agosto.


Atrás do espanhol, veio seu compatriota mais jovem, Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso. Os dois fizeram uma bela disputa pela melhor posição. Mas bicampeão é bicampeão, né? Entre o rubro-taurino satélite e o outro carro de Woking, ficaram as Force India de Sergio Pérez e Esteban Ocon, que mesma numa pista que não lhes é muito favorável, salvaram mais uns pontinhos, continuando seu ótimo trabalho.

Outros abandonos foram os de Grosjean, que foi liberado dos boxes com uma roda solta, Hulkenberg na penúltima volta com problemas no carro (mas ainda apareceu classificado em 17º) e Paul Di Resta que, por ter sido chamado tão de última hora pela Williams, não conseguiu fazer uma boa corrida, sempre andando lá no fim do pelotão.





Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário