segunda-feira, 3 de julho de 2017

Fórmula 1 2017 - Vettel julgado pela FIA


Hoje é aniversário de Sebastian Vettel. O tetracampeão completa seus 30 anos de idade. E recebeu um presente da FIA: sua - quase total - absolvição pelo incidente com Lewis Hamilton, no GP do Azerbaijão. O que particularmente até achei justo, mas vou dar minha opinião depois.

Antes de recapitularmos, quero deixar bem claro que não tenho torcida por nenhum desses dois. Eu quero é ver uma boa corrida e, mais do que isso, um campeonato bem disputado por equipes diferentes, com pilotos de altíssimo nível que eles são. Mas ambos bem enjoadinhos enquanto competidores (o que é natural), por mais que possam ser gente boa fora do esporte.

Bem, para quem não viu, durante um período de safety car, Hamilton reduziu a velocidade de sua Mercedes e, com isso, Vettel que vinha atrás com sua Ferrari, deu na traseira do inglês. Imediatamente acusando-o de ter feito um "brake test", o alemão botou seu carro de lado e bateu no inglês. Isso é o que nós vimos, mas eu ainda considero a possibilidade de, ao ter tirado as mãos do volante para reclamar, este já estivesse virado para a direção do rival e assim, o toque tenha acontecido. Mas me pareceu mais proposital mesmo.

Isso não poderia ter passado em branco de forma alguma. Por isso, os comissários puniram o #5 com stop and go de 10 segundos nos boxes. Esta é a segunda punição mais grave, ficando atrás apenas da desclassificação direta. Para a sua sorte, o rival pelo título teve um problema e por isso também precisou fazer um pit-stop extra.

Eu, Paulo Vitor, vejo isso como deixar as coisas empatadas e não interferir na briga pelo título. Mas se antes do #44 ter problema, muitos já aprovariam a bandeira preta, depois dessa coincidência, então, ficou como se a punição não tivesse valido de nada. Ainda mais que Vettel conseguiu chegar à frente de Hamilton.

Depois da corrida, então, que a coisa azedou ainda mais: a telemetria não acusava nenhuma freada brusca por parte do até então líder da prova, o que mostra que o alemão é que estava mais ansioso do que deveria. Ou seja, Hamilton não fez nada, absolutamente nada de errado. Mas mesmo que houvesse a sacanagem ali, Vettel perdeu a razão quando reagiu daquele jeito. "Ah, mas de cabeça quente e..." sim. Beleza, saia no trânsito e dê uma pancada no primeiro que entrar na sua frente sem dar a seta. Quando a polícia chegar, diga que você estava de cabeça quente.

O caso repercutiu tanto, que a FIA decidiu julgar com mais atenção. O que aconteceu hoje, em Paris. O piloto da Ferrari esteve na sede da entidade, acompanhado por seu chefe, Maurizio Arrivabene. Vettel, depois de muito negar (por incrível que pareça), assumiu o erro e pediu desculpas ao esporte a motor. Sua única punição extra, será participar de ações educacionais nas categorias de base, F2, F3 e F4. Além de 3 pontos em sua superlicença, mas salvo engano a mesma será zerada neste mês. É, que nem a sua carteira de motorista aí, caro(a) leitor(a). Ele só não pode fazer nenhuma bobagem no GP da Áustria, para não ser suspenso. Mas acho que vai ficar pianinho, depois dessa treta toda.

Poderia haver uma suspensão? Sim, poderia. Mas se fosse para ter algo assim, deveria ter acontecido na própria corrida. Depois disso, acham mesmo que a FIA vai peitar uma equipe grande? Lógico que não, porque a Fórmula 1 depende delas. Foi pouco? Não necessariamente. Houve punição na hora, que tirou uma vitória que certamente seria de Vettel, devido ao erro da Mercedes. Pronto. E mais isso agora. Fora o desgaste de imagem que o caso todo já causa por si só. Chega, gente.

No final das contas, não deixa de servir de exemplo, de alguma forma. Vai ser meio constrangedor o Vettel ter que se misturar com a garotada, embora provavelmente estes acharão o máximo. E eu acho que ele vai aprender a baixar mais a bolinha, pensando sempre ter razão em tudo, mesmo quando claramente não tem e ainda tem coragem de discutir. Antes pedir desculpas do que indiretamente ficar chamando para acertar as contas, como Hamilton fez.

Por falar nele, agora só falta esperar suas lágrimas, dizendo que tudo e todos estão sempre conspirando contra ele. Por mim já tá de bom tamanho. Melhor para nós, fãs da velocidade, que vamos ver o circo pegar ainda mais fogo daqui em diante. E eu quero ver as coisas sendo decididas na pista, não no tapetão.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário