domingo, 26 de maio de 2013

Indy 2013 - Tony Kanaan vence as 500 Milhas de Indianápolis!

O famoso leite do vencedor da prova. (Foto: Getty Images)
Como eu torci por isso...

Eu já ia escrever sobre essa corrida, mas mesmo que não fosse, ganhei o maior incentivo que eu poderia ter. Depois de anos "batendo na trave", finalmente, a tão esperada e merecida vitória de Tony Kanaan nas 500 Milhas de Indianápolis! Corrida considerada por muitos, inclusive pilotos, como algo maior que o próprio campeonato. É algo especial que qualquer piloto gostaria de ter em seu currículo. Uma conquista a parte.

Tony em uma das vezes que liderou a prova. (Foto: Getty Images)
Dessa vez a KV Racing acertou tanto na estratégia quanto no cálculo de combustível. Tony sempre estava ali entre os primeiros. Nas posições certas nas horas certas. Pois nessa corrida, nem sempre é bom estar na liderança. Na verdade, às vezes isso é até ruim, e tivemos mais uma de várias provas disso hoje. Na penúltima bandeira amarela a poucas voltas do fim, Tony era o segundo, e como um especialistas em relargadas, assim que apareceu a bandeira verde o brasileiro tomou a liderança e dali não saiu mais. Dario Franchitti bateu, a bandeira amarela foi usada pela última vez, Tony que era líder saiu voando na frente dos carros da Andretti e como não foi dada relargada, venceu.

A chegada! (Foto: Getty Images)
O brasileiro é campeão da categoria, tendo conquistado seu título em 2004, quando corria pela Andretti. Foi brilhante naquele ano, tendo completado todas as voltas, vencendo três corridas e chegado sempre em boas posições. No ano seguinte, ainda foi vice-campeão, perdendo o título para seu companheiro e grande amigo Dan Wheldon, que morreu em uma corrida em 2011, ano em que venceu as 500 Milhas de Indianápolis.

Agora, o carismático baiano conquistou um dos seus maiores sonhos, que era essa vitória. Entrou para um grupo de brasileiros em que estão Emerson Fittipaldi (1989 e 1993), Helio Castroneves (2001, 2002 e 2009) e Gil de Ferran (2003). Finalmente Tony Kanaan colocou seu nome na história e na taça dessa prova histórica! Parabéns, Tony!

Com seu carisma, simpatia, garra e talento, Tony caiu no gosto dos torcedores estadunidenses, que comemoraram a vitória do piloto brasileiro nas arquibancadas do autódromo, onde também foram vistos brasileiros.

Tony beijando o trecho de tijolos da linha de chegada. (Foto: Getty Images)
Curiosamente, Alessandro Zanardi, que é amigo de Tony, emprestou (ou deu, não sei exatamente) uma de suas medalhas de ouro, conquistada nos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012, ao piloto brasileiro, para ver se dava sorte. É, Zanardi, suas medalhas serão bem disputadas agora (risos). Claro que foi uma conquista de mérito do Tony, e claro, da KV Racing também. Mas é sempre bom contar com a sorte também.

Medalha do Zanardi. (Foto: Instagram)
Parabéns, Tony Kanaan! Você merece! (Foto: Getty Images)
Outros brasileiros na prova, Helio Castroneves e Bia Figueiredo, dentro do possível foram muito bem, terminando em 6º e 15º, respectivamente.

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário