domingo, 2 de outubro de 2016

Fórmula 1 2016 - GP da Malásia - Corrida


E o grande vencedor do GP da Malásia de Fórmula 1 foi... Daniel Ricciardo! Com Max Verstappen fechando uma dobradinha para a Red Bull. Nico Rosberg da Mercedes chegou em 3º ao fazer uma excelente corrida de recuperação, e seu companheiro Lewis Hamilton, que parecia estar com a vitória quase certa, abandonou após um "boom" em seu motor. Acho que isso compensa pelo que houve em Mônaco, não é, Ricciardo? O jogo virou, mesmo.

Esses resultados também adiaram a conquista do tetracampeonato consecutivo das Flechas Prateadas, diga-se de passagem. Vão ter que guardar as camisas de comemoração para a próxima corrida. Espero que não tenham estampado o nome da etapa, rs.

É claro que não poderia faltar a tradição do "Shoey" inaugurada pelo australiano. Todo mundo teve que beber champanhe na sapatilha do vencedor. Na Malásia, quente pra caralho e úmida, depois de uma corrida que suou bastante esses pés... que delícia.


Logo na largada, Hamilton manteve a ponta e Sebastian Vettel tentou uma manobra muito ousada, atingindo a traseira de Rosberg. A suspensão dianteira da Ferrari quebrou na hora, acabando ali a corrida do tetracampeão, que por isso ainda foi punido com a perda de 3 posições no grid da próxima etapa, no Japão. Quanto ao conterrâneo das Flechas Prateadas, milagrosamente manteve seu carro intacto, porém, inevitavelmente, rodou e caiu para 21º. Teria que "remar" tudo a partir dali. E o fez.


Enquanto isso, na ponta, acontecia uma disputa de estratégia entre a Mercedes e as Red Bull. No time austríaco, ainda por cima, havia a disputa interna. Já na parte final da corrida, faltando aproximadamente 15 voltas, vimos o #44 começando a "fumar" e em seguida, soltar labaredas pelo escapamento. ( ͡° ͜ʖ ͡°)


Chororô - do seu Amilton - à parte, se antes Verstappen e Ricciardo se engalfinhavam pelo 2º lugar, agora a briga valia a vitória. E o holandês com todo o seu arrojo juvenil (fez 19 anos ontem, diga-se de passagem... Parabéns, Mad Max!) vinha com sede de vitória. Mas o australiano soube bem administrar sua posição e, já nas últimas voltas, conseguiu se distanciar um pouco do companheiro rival, vencendo a corrida.


Outra disputa foi entre Rosberg e Kimi Raikkonen, da Ferrari. Logo após o abandono de Hamilton, veio uma daquelas punições caretas para o alemão, por uma ultrapassagem arrojada dele sobre o finlandês, que acabou tocando este. Muito chato, eu sei. Por mim, nada mais foi do que um toque de corrida. Punição muito desnecessária.

Qual foi a punição, afinal? Acréscimo de 10 segundos ao seu tempo final. E Rosberg conseguiu abrir essa vantagem sobre Raikkonen, fazendo seu pódio ainda mais merecido. Assim ele não só manteve a liderança do mundial, como a ampliou, devido ao infeliz fim de prova de seu companheiro e maior adversário.

Completando o top 5, veio Valtteri Bottas, da Williams. Ótimo resultado para quem largou em 11º, não? Seu companheiro, Felipe Massa, mais uma vez foi zicado. Era pra largar em 10º, mas por um problema no acelerador, teve de fazê-lo dos boxes e ainda teve um pneu furado no início da prova, terminando assim em 13º.

Sergio Pérez terminou em 6º e Nico Hulkenberg em 8º, mantendo a Force India à frente da equipe de Grove na tabela do campeonato. Entre os dois e em 9º, ficaram Fernando Alonso e Jenson Button, respectivamente. Final de semana bem feliz para a McLaren-Honda. E fechando a zona de pontuação, boa corrida também de Jolyon Palmer, da Renault. Aliás, primeiro ponto dele na Fórmula 1.

Devo destacar a performance de Alonso. O espanhol saiu da última, sim, da última posição do grid e, fazendo uma boa largada, já era o 10º colocado na volta 5. Talento somado ao esforço da equipe e da montadora japonesa para desenvolverem chassi e motor.


Além de Vettel e Hamilton, outros abandonos foram: os das duas Haas, porque Romain Grosjean escapou da pista e Esteban Gutiérrez teve uma roda solta; e Felipe Nasr da Sauber e Kevin Magnussen da Renault, com problemas mecânicos em seus carros.





Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário